De olho na necessidade de controlar as finanças, desde as domésticas e pessoais como também as empresariais, um grupo de empresários, estudantes e funcionários de empresas aproveitaram a terça-feira, 22, para participar do curso Educação Financeira, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – ACIR.
A promoção do Centro de Desenvolvimento Empresarial – CDE, da Acir, trouxe para uma verdadeira aula de como administrar o dinheiro, a palestrante Roseli Reis, especialista em gestão estratégica e administração financeira, professora da UFMT Campus de Rondonópolis e consultora.
Roseli sentiu no público presente a vontade de gerir as finanças com mais controle, driblar as crises e cumprir a tarefa de manter a economia estável mesmo com o turbilhão por que passa o País.
“Mostramos que não adianta ir em busca de milagres, na verdade eles não acontecem. O que apresentamos durante o curso, foram os caminhos para administrar bem o dinheiro que cada um tem como certo; não gastar mais do que ganha; não cair na ‘ilusão’ do dinheiro fácil (do cartão, do empréstimo ou do cheque especial) porque este dinheiro custa mais caro do que se imagina”, disse a palestrante Roseli.
Os temas principais do curso foram: apresentação de planilha de custos pessoais e familiar; estratégias para gastar apenas o que ganha; realidade de consumo versus renda; empresa como responsável pelas finanças do funcionário; cuidados necessários para não pagar juros de cheque especial ou cartão de crédito; e como fazer uma reserva financeira pessoal/familiar.
“Saber administrar as finanças pessoais garante uma vida mais tranquila e, inclusive, uma satisfação maior com o trabalho e com as relações familiares e sociais. O curso aconteceu em um momento em que muitos se perdem na construção de uma administração pessoal e engrossam as longas listas de endividados”, alertou Roseli.
Sheila Cassiano Coquemala, administradora e participante do curso, disse que valeu a pena. “Saber administrar nosso dinheiro é fundamental para o sucesso, tanto familiar como empresarial. Acredito que saímos do curso com outro olhar sobre nossas reais necessidades justamente que envolvem a gestão do dinheiro. Gastar o que podemos com o que necessitamos é a fórmula certa para uma vida melhor”, disse Sheila.