Academias: Veja as novas regras do Decreto Municipal para o funcionamento da sua empresa

O Decreto Municipal nº 9.480 de 16 de abril de 2020, autorizou de forma controlada o funcionamento de algumas atividades em Rondonópolis. O Decreto que está em vigor por tempo indeterminado, traz novas medidas de enfrentamento do Covid-19 para o funcionamento das empresas de acordo com seu segmento.

A Assessoria Jurídica Acir, elencou o regramento especifico que as academias devem seguir como medida de prevenção, controle e contenção de riscos de disseminação do novo Coronavírus COVID-19 de acordo com o Decreto nº 9.480 de 16 de abril de 2020:

* Ao final do texto consta a modificação feita pelo Decreto n°9.520, de 11 de maio de 2020

REGRAS ESPECIFICAS PARA ACADEMIAS

1. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Cada academia definirá o seu horário de início e término com a opção de funcionar das:

– 05h00min até as 21h00min, de segunda à sexta;

– Aos sábados os atendimentos serão somente no período matutino e vespertino até as 18h00min, para novamente distribuir ao máximo o grupo de alunos que costumam frequentar essas aulas final de semana.

2. DA FAIXA ETÁRIA PERMITIDA

– Somente alunos abaixo da faixa etária de 60 anos de idade;

3. REGRAS DA RECEPÇÃO

– Disponibilizar álcool em gel para os clientes e funcionários; caso haja mais de uma Secretária, as mesmas devem trabalhar mantendo a distância devida;

– Designar funcionário para controle de acesso dos consumidores, fazendo cumprir as medidas preventivas para controle da pandemia.

4. MODALIDADE: MUSCULAÇÃO (SALA COM EQUIPAMENTOS)

– Área de aquecimento (esteiras, bicicletas, etc.) a academia deverá isolar alguns equipamentos de forma alternada para que haja distância entre eles;

– O espaço da sala de musculação será dimensionada a partir dos aparelhos fixos, ou seja, não entra o espaço de uso de halters, barras, anilhas, colchonetes. Exemplo: caso a academia possua 60 (sessenta) aparelhos fixos somente 30 (trinta) poderão usufruir dos mesmos, ou seja, 50 % da demanda.

– Controle de alunos de musculação por hora: agendamento antecipado por ticket aula ou através de Check-in junto ao sistema de atendimento online;

– Todos os alunos devem ter sua toalha e garrafinha de água para uso pessoal;

5. DA LIMPEZA E DESINFETAÇÃO

1. Os borrifadores na sala conterão água oxigenada volume 10 (dez), ou peróxido de hidrogênio. O mesmo tem potente ação desinfetante, bactericida e alvejante. Pode ser usada para todo tipo de limpeza com eficiência e segurança;

2. As salas deverão ter suas janelas abertas e ventiladores acionados, evitando o ar condicionado no ambiente para haver maior circulação de ar;

3. A faxineira da empresa deverá limpar 03 (três) vezes a sala por dia, uma vez em cada período com desinfetante bactericida, água sanitária devidamente diluída para lavar paredes, vidros e pisos;

6. DAS ATIVIDADES PROIBIDAS

–  Ficam proibidas as atividades físicas em grupo, independente da modalidade, exemplo: Dança, Artes Marciais, Teatro entre outros. As modalidades quando praticadas individualmente (alunos e professores), estarão liberadas sob os mesmos cuidados já mencionados para todos os alunos; Ø Espaço Infantil (parquinho): Área de recreação infantil deverá ser isolada.

7. REGRAS ESPECIFICAS PARA OS FUNCIONÁRIOS

– Os estabelecimentos comerciais deverão fornecer EPIs adequados aos funcionários, tais como, máscaras e luvas;

– Monitorar as condições de saúde dos funcionários. Se apresentar febre e/ou sintomas respiratórios, tosse, congestão nasal, dificuldade para respirar, falta de ar, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, devem ser imediatamente afastados das atividades e orientados entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone do Disk Saúde: 0800 647 4222;

8. REGRAS ESPECIFICAS PARA PERSONAL TRAINERS

– As academias autorizarão os Personal trainers a atender somente um aluno por hora;

– Cada personal deverá ter o seu kit higiene (álcool em gel e toalhinha) para limpeza do equipamento que será utilizado por seu aluno;

– O personal evitará contato físico com seus alunos desenvolvendo treinos onde não seja necessária uma ação em conjunto.

9. MEDIDAS A SEREM ADOTADAS PELOS CLIENTES

– Evitar transitar na academia se apresentar qualquer sintoma gripal, ficando em isolamento domiciliar conforme recomendado pelo Ministério da saúde;

– Realizar a higienização das mãos ao entrar no estabelecimento, acessar balcões de atendimento e “caixas”;

– Ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável, descartá-lo imediatamente e realizar higienização das mãos. Caso não tenha disponível um lenço descartável cobrir o nariz e boca com o braço flexionado (etiqueta respiratória);

* ADENDO FEITO DECRETO Nº 9.520, DE 11 DE MAIO DE 2020
Para as academias e similares o decreto trouxe flexibilizações e novas orientações, nas atividades ao ar livre e funcional as mesmas poderão acontecer desde que haja distância mínima de 1,5m entre os alunos, uso obrigatório de máscaras e luvas pelos professores e instrutores, número reduzido de alunos, de forma que serão no máximo 10 alunos por turma evitando assim aglomerações. As aulas de natação, hidroginástica e demais correlacionadas, também foram autorizadas desde que, haja distância mínima de 1,5m entre os alunos, no caso da natação um (01) aluno por raia, vez que cada raia já demarca uma distância de 2,5m entre os alunos, uso obrigatório de máscaras e luvas pelos professores e instrutores, com número reduzido de alunos e, que seja proibido em todas as atividades o compartilhamento de objetos, tais como garrafas, copos, toalhas e qualquer outro material de uso individual. Continua a vedação de aulas/práticas esportivas (qualquer modalidade) que envolvam crianças (até 12 anos incompletos) e maiores de 60 anos.

É preciso mobilizar toda a sociedade. A resposta à crise depende de todos. É assim que podemos deter o vírus!