Discutir e avaliar uma série de mudanças propostas para que seja implantado no sistema do Rotativo Rondon. Esse foi objetivo da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20) convocada pelo prefeito Percival Muniz, junto de alguns vereadores, com o presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) e representantes de entidades do comércio do município.
Após ter ouvido a opinião da sociedade por meio de uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, o prefeito reuniu os representantes para discutir se as medidas que estão sendo planejadas têm a aprovação das entidades que estão ligadas diretamente com a utilização do estacionamento rotativo.
O chefe do executivo iniciou explicando que a suspensão definitiva do serviço acarretaria em uma indenização muito alta e que voltaria o problema da falta de vagas no centro da cidade. O prefeito Percival lembrou que, antes mesmo da suspensão do Rotativo, já havia recebido um ofício da ACIR solicitando e sugerindo melhorias no sistema. “Fomos juntando as ideias de cada entidade e resumimos hoje aqui para entrar em um consenso sobre o que é melhor para a cidade”, comentou.
Dentre as sugestões feitas pela ACIR entraram no “pacote” de mudanças no sistema a redução do valor cobrado por hora estacionada de 2 reais para carros e 1 real para motos, o aumento do tempo de permanência de três horas em cada vaga no quadrilátero central e de cinco horas nas ruas adjacentes onde o sistema já funciona e também a retirada da tolerância de 20 minutos tendo o usuário que pagar proporcionalmente a quantidade de minutos que ficou estacionado.
Outras mudanças que também estão sendo cogitadas para o sistema são: redução do valor das multas em 4 reais para carros e 2 reais para motos, a implantação de fibra ótica para melhoria do sinal de internet, sendo que os usuários teriam wifi grátis para utilização do aplicativo para smartphones.
Também foram apresentadas alternativas para a melhoria dos estacionamentos em geral, como o fechamento da Rua 13 de Maio, entre a Av. Cuiabá e a Marechal Dutra, ficando o espaço coberto reservado apenas para estacionamento de motos, atendendo assim os trabalhadores e ainda os consumidores. Outra novidade seria liberação das vagas no entorno do Tend Tudo Super Center, que abriria mais vagas para funcionários e estudantes que estacionam na região.
Mesmo com essas mudanças o prefeito acredita que é preciso “tirar a fantasia” da cabeça das pessoas e explicar o quanto o sistema está arrecadando e como este dinheiro está sendo gasto. “Já foi pedido para a concessionária fazer a prestação de contas e mostrar esse dinheiro. Estamos aguardando que isso aconteça”, destacou.
Os itens apresentados, que já tinham a aprovação dos vereadores, ainda serão discutidos com outros grupos, segundo o prefeito, e em breve o estacionamento Rotativo Rondon deverá entrar em operação novamente.