ACIR incentiva pesquisa e inovação tecnológica na FECITI

A feira da Vila Aurora recebeu um público diferente durante dois dias no mês de junho. Ao invés de produtos alimentícios e artesanatos, experimentos, objetos inovadores, projetos de pesquisa, produtos químicos ganharam lugar nas bancadas e foram apresentados durante a 2ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (FECITI).

Criada para ser um ambiente onde novos produtos, novas tecnologias, até mesmo novos objetos e ferramentas possam ser apresentados para a comunidade local, a FECITI estimula a busca por novos conhecimentos e realização de pesquisa prática com alunos dos ensinos fundamental, médio e superior e também fazendo uma integração com pessoas inovadoras e inventores da região.

A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) acredita no potencial dos jovens e quer estimular a produção de conhecimento e inovação, visto que esses inventores e pesquisadores estarão ocupando as vagas no comércio e nas indústrias do município. “Incentivar a busca pelo conhecimento é pensar que no futuro esses jovens terão mais oportunidades e poderão contribuir com a sociedade através de seus projetos de inovação”, comentou presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira.

Esse é o segundo ano em que entidade apoia o evento, contribuindo com a premiação entregue aos melhores projetos nas diversas categorias. Os tablets doados pela ACIR também deverão ser utilizados pelos estudantes nas pesquisas que, em sua maioria, são feitas por meio de consulta em sites na internet.

Os projetos vencedores na Feira Municipal passarão agora pelo crivo da Mostra Estadual de Inovação, onde vão concorrer com pessoas oriundas de outras cidades do Estado. Em Rondonópolis, foram selecionados 68 projetos de ciência, tecnologia e inovação entre alunos de escolas públicas e particulares, de universidades e também de inventores anônimos.

Polo de inovação
Durante a cerimonia de abertura do evento, o prefeito Percival Muniz e o secretário-adjunto de Estruturação e Inovação do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), Flávio Gomes, assinaram um protocolo de intenções de cooperação entre o Estado e o município para a criação de um polo de inovação na cidade. Com o documento, os governos pretendem integrar e fomentar uma vasta programação de feiras, eventos e capacitações ligadas à Ciência e Tecnologia que ocorrem na capital mato-grossense e passariam a ocorrer em munícipios das duas regiões.