Bastou uma reunião entre empresários da cidade insatisfeitos, e por que não dizer indignados, com as condições da infraestrutura dos Distritos Industriais de Rondonópolis para que uma ideia surgisse com o objetivo de mudar o cenário em que se encontra hoje. A forma encontrada pelos empresários foi à criação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), unindo as forças da sociedade civil organizada, sindicatos patronais e dos empresários com empresas instaladas nos distritos industriais do município.
Para a criação desta OSCIP foi preciso primeiramente fundar uma Organização Não Governamental ONG, fato que ocorreu na noite desta terça-feira (16) e reuniu membros da diretoria da ACIR, representantes da OAB/MT, Rotary Clube, Lojas Maçônicas e empresários do distrito industrial. A ONG leva o nome de Instituo de Desenvolvimento de Rondonópolis (Ideron) e tem como presidente o empresário Álvaro Fruet, que também é presidente do Sindmec- Sul.
O contador José Luiz Gonçales Ferreira, que é presidente da ACIR, explicou que, para o objetivo final que é a implantação da OSCIP era preciso criar a ONG. Agora que foi criada, elaborado o estatuto e definidos os membros da diretoria os documentos serão registrados em cartório e, posteriormente dado início ao processo de fundação da OSCIP. “Com ela nós poderemos, enfim buscar projetos e recursos dos governos municipais, estaduais e federais para investir no desenvolvimento da nossa cidade”, comentou José Luiz.
As entidades interessadas em compor o grupo, que não estiveram presentes no ato da fundação, podem procurar a ACIR para solicitar a participação que é gratuita. Além da sociedade civil organizada, também estão convidados para ser membros da ONG os sindicatos patronais e representantes de empresas instaladas e regulares com alvará de funcionamento nos Distritos Industriais de Rondonópolis.