Após suspensão, Câmara ouve população sobre Rotativo Rondon

O grande número de reclamações a respeito do funcionamento do sistema de estacionamento rotativo em Rondonópolis, o Rotativo Rondon, fez com que a sociedade se indignasse e cobrasse melhorias no sistema e até mesmo sugerindo o cancelamento do mesmo. Para ter uma opinião oficial e abrir espaço para toda a sociedade participar da discussão os vereadores Fabio Cardozo, Ibrahim Zaher e Reginaldo Santos propuseram a realização de uma audiência pública na Câmara.

Diferente dos dias normais de sessão ordinária, o plenário da Câmara ficou lotado de pessoas da comunidade, comerciantes, representantes de entidades de classe e funcionários da empresa que presta o serviço do estacionamento. Cada pessoa teve quatro minutos para explanar sua opinião sobre a necessidade do serviço no município e também das melhorias que jugassem necessárias.

A opinião defendida pela Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) foi exposta pelo seu presidente, José Luiz Gonçales Ferreira, que á favorável ao funcionamento do estacionamento rotativo, porém com algumas mudanças especialmente no sistema operacional. Ele comentou que cidades pequenas do interior de São Paulo, com cerca de 80 mil pessoas, utilizam o rotativo.

“Somos a favor que o sistema seja estudado, que reúna a parte técnica para ver o que pode ser melhorado”, comentou José Luiz. Quanto à região de abrangência do sistema, o presidente da ACIR afirma que deve ser feito um estudo técnico que determine e não que seja feito com interesses particulares. “Precisamos que o Rotativo funcione. Toda cidade que quer crescer, de desenvolver, que pensa no futuro, que quer ter um comércio forte precisa dar condições de compra para os consumidores”, destacou.

Mesmo antes de se pensar em realizar audiência, a Associação Comercial encaminhou um ofício ao prefeito Percival Muniz e ao secretário de trânsito deixando clara sua defesa pelo sistema, porém que fossem feitos alguns ajustes, dentre eles a redução da tarifa, aumento do tempo de permanência na vaga, melhoria no sinal de internet dos monitores, redução dos valores nas quadras mais distantes do quadrilátero.

Outras instituições que representam o comércio como a CDL e o Sindicato do Comércio Varejista, também defenderam o sistema do rotativo, mas que precisam de mudanças.