Uma pesquisa realizada pelo departamento de economia da UFMT Rondonópolis, por meio da parceria entre a ACIR e a Prefeitura, levantou os dados econômicos do município nos anos 2013 e 2014 e revelou que o Índice de Atividade Econômica de Rondonópolis (IAEROO) teve um aumento de 33,86% no primeiro trimestre.
O estudo apresentou taxa de crescimento mensal do Índice de 2,10% e de 28,33% ao ano e um incremento de 6,83% numa relação entre o primeiro trimestre de 2014 e o quarto trimestre de 2013.
A comparação do primeiro trimestre de 2014 com o primeiro trimestre de 2013 apresenta incremento de 59,06%, todavia deve ser ressaltado que o desempenho foi acompanhado pela retração das receitas com arrecadação de tributos do ISSQN, ITBI e ICMS, o que sinaliza pela possibilidade de uma retração de desempenho do indicador ao longo do ano. O destaque positivo foi o incremento do consumo de energia elétrica do setor industrial do município.
Para chegar a essa conclusão foram avaliadas as variáveis do ITBI, ISSQN, ICMS, número de embarques no aeroporto, alvarás e construção e habite-se, frota de veículos, consumo de água e energia elétrica e consulta no Crediconsult.
A pesquisa apontou ainda que a evolução da média móvel para o período de janeiro de 2009 a março de 2014 apresentou taxa de crescimento logarítmico mensal de 1,35% e de 123,25% ao longo das 60 observações realizadas.
Para os profissionais que elaboraram a pesquisa com os dados levantados o governo municipal terá condições de visualizar melhor o comportamento da atividade econômica no município e, por conseguinte, terá condições de acompanhar as expansões e contrações da atividade econômica local, servindo como instrumental auxiliar na gestão das políticas públicas.
Para ter acesso a pesquisa competa clique aqui.