A maioria dos vereadores presentes na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (19), aprovou o projeto de lei que trata da cessão de área municipal para o Estado para a construção da unidade do Ganha Tempo em Rondonópolis. O terreno está localizado na região central da cidade, onde existia a antiga rodoviária, e tem 2.428 metros quadrados.
O Ganha Tempo é uma unidade descentralizada do governo do Estado onde deverão ser oferecidos cerca de 100 serviços para o cidadão. O investimento para construção é feito por meio do MT Par, um programa de parceria entre o Estado e empresas privadas. A obra da unidade de Rondonópolis está orçada em R$ 12 milhões e tem prazo de um ano para o início a partir da assinatura do termo de cessão de uso. O recurso está garantido para execução.
Representantes da classe comercial e empresarial da cidade estiveram na terça-feira, durante a reunião da Ordem do Dia, defendendo a aprovação do projeto. O presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), Juarez Orsolin, comentou que o interessante desse projeto é fomentar o desenvolvimento da cidade, porém argumentou que o município deve cobrar para que seja implantado um projeto maior, ocupando toda a quadra, como já foi sugerido na ocasião da apresentação do projeto do Ganha Tempo.
A coordenadora do MT Par, Maria Stella Conselvan, também participou da sessão na Câmara e tirou algumas dúvidas dos vereadores sobre o projeto. Ela ressaltou que o prazo para o município aprovar a doação do terreno estava acabando, correndo risco de perder o recurso para outro município.
Além do período de um ano para o início da obra, o MT Par tem dois anos para concluir os serviços, a contar a partir da liberação do alvará de licença. O termo de concessão de uso da área do Ganha Tempo é de 15 anos, ficando a cessionária obrigada a devolver o imóvel ao município.
Praça do povo
O terreno cedido para o Ganha Tempo, está localizado em um imóvel que possui 10.211 metros quadrados, uma quadra inteira, onde pretende-se construir a Praça do Povo, como sugerido pelo governo do Estado. Esse projeto iria integrar-se ao Ganha Tempo revitalizando uma área nobre da cidade com opção de outros serviços ao cidadão, além de espaço de lazer e cultura.