Cuidado ao responder propostas de serviços

Alguma vez você já se sentiu pressionado, mesmo que seja por telefone, para assinar, ou apenas dar um visto, no recebimento de uma proposta? Foi o que aconteceu com um empresário local que, por um instante, sem saber, quase assinou uma proposta com valor de contrato de serviço.

O caso foi relatado na Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR). O serviço era de anúncio em uma lista telefônica on-line. A vendedora, via contato telefônico, ofereceu o serviço, explicou as vantagens em fazer o anúncio  e enviou a proposta por e-mail. Até aí tudo bem. O problema apareceu quando no segundo contato a vendedora solicitou ao interessado que “vistasse” a proposta e reencaminhasse para ela apenas confirmar o recebimento.

Foi nesse momento que o empresário pensou melhor e resolveu ler com atenção as cláusulas que constavam no contrato. Um dos itens que causou estranhamento foi que o vencimento da primeira parcela seria no oitavo dia à contar da data da assinatura do contrato. O que mais chamou a atenção foi a clausula que trazia que, o não pagamento de qualquer das parcelas no prazo superior a trinta dias, implicaria no vencimento antecipado do saldo devedor à vista, acrescido de multa de mora e taxa de juros.

Ainda a tempo, o negócio não foi fechado e o empresário escapou de um possível golpe. O gerente administrativo da ACIR, Robson Neves, soube do caso e orienta a todos os associados que tomem muito cuidado ao receber propostas, especialmente as por telefone e só assinar qualquer documento após fazer a leitura de todas as cláusulas e itens. “É preciso tomar muito cuidado, pois existem muitas pessoas agindo de má fé no mercado e aplicam golpes em pessoas desatentas”, comentou Robson Neves.