Acesso Rápido

JUNTOS SOMOS MAIS!

Demanda por Crédito do Consumidor encerra 2016 com o pior resultado da série histórica

O indicador de Demanda por Crédito do Consumidor, da Boa Vista SCPC, mostrou o pior resultado anual da série histórica, iniciada em janeiro de 2010, caindo 10,5% em 2016. Levando em consideração apenas o resultado de dezembro, houve queda de 20,1% na variação contra o mesmo mês do ano anterior, enquanto na passagem novembro para dezembro, o indicador caiu 11,6%, descontados os efeitos sazonais.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação em 12 meses mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 15,4%, enquanto para o segmento não-financeiro a diminuição foi de 7,7%.

O ano de 2016 encerrou um grande ciclo de deterioração das variáveis econômicas, fato que afetou de forma incisiva o comportamento do consumidor. Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado foram apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado, que gerou como consequência uma maior cautela e aversão ao consumo por parte das famílias. Desta forma, a expectativa para 2017 é de que a demanda por crédito inicie uma retomada de crescimento, movimento alinhado com as perspectivas de diminuição dos juros, inflação e reaquecimento gradual do mercado de trabalho.

Gostou do Contéudo? Compartilhe
Venha para o time ACIR!

TORNE-SE UM ASSOCIADO

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.

Contrate por Fone

(66) 3439-8000

Veja Também

Post Relacionados

Solicite um contato agora e

Venha ser Associado

Aproveite os inúmeros benefícios para você e sua empresa!

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.