O Dia dos Namorados é uma das cinco melhores datas para o comércio e também para os setores de serviço. E esse ano, a data virá acompanhada do principal evento esportivo do futebol mundial: a Copa do Mundo. O Instituto de Pesquisa da ACIR (IPA) realizou uma pesquisa e verificou como deverá o comportamento das vendas durante esse período.
Dentre os 100 entrevistados em Rondonópolis, 81% afirmou que pretende comemorar a data, gastando. Os homens serão os que vão desembolsar mais, uma média de R$ 206,82. Já o presente comprado pelas mulheres terá um valor bem mais baixo, em média R$ 140,12.
Segundo a coordenadora do IPA, Ana Paula Araújo, economistas brasileiros acreditam que o movimento no comércio, no período do Dia dos Namorados, não deve ser maior que o registrado no ano passado. Porém, com o evento da Copa, espera-se que alguns setores do varejo tenham crescimento.
A maioria dos entrevistados (15,5%) disse que vai comprar perfumes e cosméticos de presente. Artigos de vestuário ficaram em segundo lugar, com 13,9%. Os calçados foram citados por 5,7% e flores 4,9%. O horário principal citado pelos consumidores para realizar as compras foi o período da tarde, que representou 47%, pela manhã 28% e o período noturno foi optado por 25%.
Os locais escolhidos para comemorar a data especial foram em restaurantes e em casa, ambos com 25% do total escolhido, seguidos por shopping e cinema com 2%.
Como destino de consumo de pessoas de todas as classes econômicas aparecem, como primeira opção, as lojas do centro (57%), seguidas pelas lojas do shopping (27%). Alguns dos namorados também deverão comprar pela internet (3%). A maior parte das compras (62%) deve ser efetuada com pagamento à vista e 20% no cartão de crédito parcelado.
A pesquisa avaliou ainda os motivos que levam esses consumidores a entrar nas lojas. Promoção foi opção de 18,4%, vitrine atrativa (17,8%) e o preço (14,9%).