A diretoria executiva de um dos segmentos de abrangência da ACIR vai iniciar um trabalho efetivo na busca de melhorias e eficiência dos distritos industriais de Rondonópolis. As atividades serão embasadas em uma pesquisa científica realizada pelo professor André Luis Vanzkovski Cardoso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que foi apresentada para o presidente da ACIR, Juarez Orsolin e alguns diretores esta semana.
O objeto de consulta dos diretores é um estudo completo sobre os distritos industriais que traz informações como o número e o tipo de empresas instaladas, pontos positivos e negativos, oportunidades para um planejamento do desenvolvimento sustentável do Município, incluindo aspectos econômicos, sociais e ambientais.
O pesquisador comentou que a falta de uma completa infraestrutura nos distritos pode contribuir para o atraso das obras, incluindo dificuldades de crédito, sendo a Prefeitura responsável por entregar tal infraestrutura. Por outro lado, salientou também que há uma premente necessidade de incluir como condição para a instalação em algum distrito, relatórios ou laudos que comprovem a execução das ações propostas pela empresa, propiciando controles sistematizados por parte da prefeitura. Segundo ele, a ausência de indicadores comparativos entre o planejado e o efetivo das obras traz consequências danosas ao desenvolvimento dos distritos.
Dado o elevado número de obras não iniciadas ou não concluídas dentro dos prazos, em distritos com infraestrutura completa, a prefeitura deve acionar as empresas que estão irregulares, e caso não haja correção dessas irregularidades, definir medidas que possibilitem o resgate das áreas incentivadas e a possibilidade de reuso por outras empresas.
O professor André Cardoso explicou que também foram levantas informações que contribuem na arrecadação do município que poderiam justificar o retorno do dinheiro público em melhorias na região, como: histórico do valor adicionado, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), isenção de IPTU para o distrito, evolução do Produto Interno Bruto (PIB) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
De posse desses dados os diretores pretendem agora utilizar as informações para buscar junto a classe política recursos para serem investidos nesses locais.
Participaram da reunião o gerente administrativo da ACIR, Robson Neves e os diretores Antônio Maronesi, Fernando Miron, João Antônio Fagundes e Renato Ricardi.