Para tornar público e levar o conhecimento para toda a sociedade, a Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) realizou uma coletiva de imprensa e apresentou a nova edição do Perfil Rondonópolis. O projeto visa coletar dados atualizados sobre indicadores econômicos, índices populacionais, números gerais da agricultura, da exportação e importação, entre muitos outros. Todas essas informações em conjunto refletem o cenário do município, especialmente sobre o comércio e a economia.
O Perfil Rondonópolis 2014, em suas 184 páginas, resgata de forma resumida a história da Associação Comercial com as principais realizações e conquistas e também a história do município. A pesquisa para coleta das informações e dados foi realizada pelo Instituto de Pesquisa ACIR (IPA) que pela primeira vez foi responsável por todo o levantamento e compilação dos dados. A coordenadora do IPA, Ana Paula Araújo, comentou que foram cerca de oito meses de pesquisa com fontes de indicadores oficiais do Brasil, como IBGE, Ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e do Trabalho e Emprego, SAMU, TRE, DNIT, ABF e da Prefeitura de Rondonópolis que é parceira da ACIR na realização do projeto.
O ex-presidente da ACIR, Luiz Fernando Homem de Carvalho, que liderou a entidade no período em que essa edição do Perfil foi elaborado, lembrou da primeira edição do material que foi impresso no ano de 2005 e de com o passar dos anos tem ganhado maior importância com a inclusão de novos dados.
Um comparativo entre os dados apresentados em 2014 e dos que foram publicados na edição de 2012, foi utilizado como exemplo pelo atual presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira, para mostrar como o comércio tem ganhado força com a abertura de novas empresas e a expansão dos segmentos, inclusive com o número de franqueadas.
Além do levantamento dos dados, o IPA realizou ainda uma pesquisa de hábitos de consumo revelando qual a percepção dos consumidores rondonopolitano sobre o comércio e a prestação de serviços. De acordo com a pesquisa, 62% afirmaram estar satisfeitos com o comércio local, 64% disse que realizam as compras na região central da cidade e o que mais atrai a maioria dos consumidores (29%) a entrar em uma loja são as promoções.
O Perfil Rondonópolis mostra também o número de empresas existentes em Rondonópolis, divididas por segmento, a evolução da agricultura no município em relação à região Sul e ao Estado e também os números da exportação e importação.
Interessados em conhecer o material podem acessar a versão digital que está disponível no endereço www.acirmt.com.br/ipa.