Com as dificuldades encontradas ultimamente pelos comerciantes em vender seus produtos, cada data comemorativa que se aproxima aumenta a expectativa e o ânimo dos lojistas em ter as lojas movimentadas e os consumidores saindo com a sacola cheia.
Para medir o nível de interesse, ou seja, a intenção de compra dos rondonopolitano para o Dia das Mães, o Instituto de Pesquisa ACIR (IPA) realizou um levantamento em várias regiões da cidade e verificou que 66%, a maioria dos entrevistados, confirmaram que vão comprar algum item para presentear no domingo, 14 de maio. Boa parte, 32%, disseram que não vão fazer compras especiais da data.
O valor médio dos presentes, conforme responderam 45% dos entrevistados, deve ser de R$ 115. Os que deverão gastar menos, até R$ 80, representam 30%. Os mais generosos estão em menor número, 9% afirmou que deve comprar itens com preços entre 151 e 250 reais e 17% pretendem gastar mais de R$ 250.
A pesquisa mostrou também que 66% dos consumidores deverão fazer pagamento das compras em dinheiro, o que favorece o lojista por receber à vista. Os que irão utilizar o cartão de crédito a vista somam 11%, a mesma parte deve optar por pagar com crédito parcelado. O cartão de débito deverá ser utilizado por apenas 6%, mesma porcentagem que vai aproveitar os crediários.
“As lojas da região central devem aproveitar o Dia das Mães e chamar a atenção dos consumidores com promoções, pois a grande maioria ainda prefere ir à compras no centro da cidade”, ressalta Franciele Leonel, coordenadora do IPA. O levantamento revelou que 79% dos entrevistados irão realizar suas compras nas lojas do centro, 13% não souberam responder, 3% deve comprar pela internet e apenas 1% deve comprar nas lojas do shopping.
Apesar da proximidade da data, grande parte, representada por 44%, ainda não sabe qual será o presente das mães. Os itens de perfumaria estão no topo das preferências (16%), seguidos por confecções (8%) e artigos eletrônicos (6%).
A pesquisa traz ainda itens que contribuem para o empresário investir com mais assertividade na hora de se comunicar com os consumidores. O relatório completo está disponível para consulta no IPA/ACIR que fica na Rua Otávio Pitaluga 692, no centro e também no portal ACIR.