Missão Cidadão: Um projeto onde a nossa gente cuida da gente
Desde o começo da Pandemia, o mundo se viu em um cenário totalmente desconhecido. A doença tomou proporções imensas onde quase não há tempo para buscar respostas, a disseminação do vírus se tornou mais rápida que o próprio conhecimento sobre a doença.
A luta contra o tempo para salvar vidas é o que motivou o Conselho de Entidades. O impacto causado pela contaminação e consequência do Covid-19, deixa em colapso os serviços de saúde, as relações pessoais, econômicas e governamentais. Por isso, o recém-formado Conselho de Entidades de Rondonópolis tomou a iniciativa de mobilizar o setor privado criando o projeto Missão Cidadão.
A Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Rondonópolis – Acir, faz parte do Conselho de Entidades. O presidente da Acir afirma que a missão do projeto é orientar e auxiliar a população, “A intenção do projeto é dar tranquilidade e auxílio a população nesse momento. Estamos orientando sobre o que é o coronavírus, o que pode acontecer, quais são os sintomas e a importância de se isolar, pois quando as pessoas são informadas, elas ficam mais tranquilas e o que vimos ontem foi muita ansiedade e desinformação. Por isso, a orientação das enfermeiras e dos médicos é importante, assim, temos a possibilidade de tratar essas pessoas na fase inicial da doença, medicando quem está com sintomas leves, prevenindo a contaminação” afirma Ernando.
A Ação
Estão instalados em locais estratégicos da cidade, pontos de atendimento e auxílio para orientar a população e trabalhar na redução da disseminação do vírus.
O projeto teve início ontem, dia 07 e segue até o dia 21 de agosto. Os pontos de atendimento estão à disposição de toda a sociedade, onde os profissionais de enfermagem farão uma triagem e avaliação identificando sintomas compatíveis com a covid-19, e dependendo dos sintomas, os profissionais encaminharão o cidadão para a Central de Cuidados Médicos (CCM), clínica médica instalada, a princípio, na Praça Brasil, onde a pessoa já sairá com os remédios receitados por um médico, quando necessário. Assim, diminuindo possíveis complicações para que a doença não evolua.
O Dr. Alison Carvalho, faz parte da equipe médica frente ao projeto e garante que a atenção básica, a informação, prevenção e o tratamento precoce são capazes de salvar muitas vidas, “A consulta médica tem vários propósitos, um dos tratamentos, além da medicação, é a informação. E nesse momento ela é muito útil por conta da desinformação que acontece, precisamos alinhar a informação correta, orientar a população da melhor maneira possível sobre como se portar diante dessa crise sanitária que vivemos hoje. Nós informamos a duração dos sintomas, até quando se pode transmitir e até quando é necessário ficar em isolamento. Vemos que as pessoas estão com muita angústia e muita ansiedade. Queremos que a doença não se espalhe, se necessário indicando o tratamento precoce com as medicações gratuitamente disponíveis aqui, se a pessoa estiver com sintomas ameaçadores a vida, nós temos a sala de estabilização com oxigênio e medicação para dar o suporte necessário para uma ambulância chegar e poder encaminhar essa pessoa ao hospital. A atenção básica é fundamental”, segundo Dr. Alison Carvalho.
O Conselho de Entidades de Rondonópolis é formado por 14 entidades de grande representatividade: A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – ACIR, Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis – APOR, Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso – ATC, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Rondonópolis – CDL, Empresários do Agro por Rondonópolis – EAPR, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso – FIEMT, Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Rondonópolis e Região – SETCARR, Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso – SIAR, Sindicato do Comércio de Rondonópolis – SINCOMROO, Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Sindicato das Indústrias Metalmecânica e Elétrica do Estado de Mato Grosso – SINDMEC, Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso –SINDUSCON-SUL/MT , Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Rondonópolis e Região – STTRT
Para Renato Del Cistia, membro do Conselho de Entidades, o projeto surgiu para amparar a população, pois quando todos trabalham juntos, a chance de vencer é muito maior, “A ideia desse projeto nasceu quando nos juntamos e começamos a trocar a experiência que estávamos vivendo em nossas empresas. Como cuidaríamos dos nossos funcionários, o que poderíamos fazer para que não desse um colapso na saúde, na economia e em Rondonópolis, foi assim nasceu o concelho de Entidades. Tentamos apresentar esse projeto para a prefeitura, pois com o poder público municipal e com a saúde pública, conseguiríamos realizar esse serviço de informar e acolher a população com mais recursos e mais amparo. Porém, não fomos ouvidos em nenhum momento. Já mandamos mais de 20 ofícios para a prefeitura e nada aconteceu. O projeto está sendo custeados através das entidades através de doações. Nós não vamos ficar parados, queremos ajudar a tentar salvar vidas, essa é a nossa gente tentando cuidar da gente”, finaliza Renato.
Veja os locais de triagem:
Praça Brasil – Ponto 1
Avenida Amazonas, 801-919 (Centro)
Igreja São Francisco – Ponto 2
Rua Raimundo de Matos, 1225 ( Bairro São Francisco)
Terminal Alberto Luz – Ponto 3
Rua Trinta e um de Dezembro, 236 ( Jardim Belo Horizonte)
Oratório Salesiano Filhos De Dom Bosco – Ponto 4
Rua e, 410-480 ( Parque Universitário)
Comunidade São Matheus – Ponto 5
Rua Mato Grosso, s/n ( Jardim Adriana)
Paróquia São João Bosco – Ponto 6
Rua Sabará, s/n ( Vila Rica)
O horário de atendimento é das 8h da manhã às 18h da tarde.
Você pode fazer parte deste projeto, doe qualquer quantia para a vaquinha virtual Missão Cidadão.
Acesse ao site e doe: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/missao-cidadao