O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,14% no 1º semestre de 2015, registrando o pior resultado semestral em seis anos, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
No acumulado do 1º semestre de 2015, os cheques devolvidos recuaram 5,3% em relação ao mesmo período de 2014. Na mesma base de comparação, os cheques movimentados diminuíram 10,0%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, observamos que a devolução foi 7,4% menor para as pessoas físicas e 0,2% maior para as pessoas jurídicas.
O percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados recuou em junho de 2015, ficando em 1,98% ante o resultado de 2,24% de maio de 2015. Em contrapartida, o indicador foi maior na comparação com junho do ano anterior, quando havia registrado 1,85%.
Os cheques devolvidos recuaram 1,0% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados subiram 12,0%, o que contribuiu para a queda do percentual no período.
Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.