Unir para crescer. O slogan resume claramente o objetivo principal do projeto Empreender, lançado na manhã desta terça-feira (16) em Rondonópolis. A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) está realizando o projeto que acontece por meio do convênio firmado entre a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).
O Empreender consiste em reunir empresários, divididos em núcleos de cada segmento de atuação, para juntos pensar em soluções, inovações e novos conceitos de gestão que sirva de alguma maneira para qualquer um dos participantes. Os encontros são liderados por um mediador, contratado pelo projeto, que auxilia os empresários nas discussões e tomada de decisões. Para manter a rotina de trabalho das reuniões é utilizado o método Metaplan, onde cada integrante do grupo expõe sua opinião anonimamente em pequenas tarjetas que são expostas em um painel e dessas considerações nascem as discussões.
Empresário do ramo de refrigeração automotiva, Armando Pereira Chaves, participou da última edição do projeto em Rondonópolis que foi encerrada por volta de 2009. Ele conta que os concorrentes do setor dele mudaram esse conceito e passaram a ser parceiros, tendo em vista a possibilidade de crescimento dos seus negócios com apoio um do outro. Armando Chaves comentou que, no caso dele que atende clientes numa cidade onde tem cerca de 43 mil veículos, terá mais clientes aquele que atender melhor. Essa percepção foi sentida durante os encontros do Empreender, comentou o empresário.
O projeto terá duração de 18 meses, sendo que a criação de novos núcleos pode se dar a qualquer momento durante esse período, basta que haja interesse de pelo menos 10 empresários de um mesmo setor. O Empreender auxilia também na gestão dos negócios, por exemplo, na elaboração do planejamento estratégico e também do ciclo PDCA – ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas.
Para o presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira, o lançamento desse projeto aconteceu em um momento muito oportuno. “É hora de repensar nosso negócio, pensar em uma segunda via para permanência no mercado”, comentou. O contador acredita que essa forma de trabalho em que todos expõem suas dificuldades e se ajudam entre si faz desenvolver e fortalecer o setor.
Esse crescimento do comércio movimenta ainda mais a economia da cidade, conforme disse a secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Stefânia Pasqualotto. “Rondonópolis só tem a ganhar com projetos como esse, onde a gente vê o retorno na melhoria do atendimento e no crescimento das empresas”.
Responsável pela agência do Sebrae em Rondonópolis, Érika Silva, lembrou que a ACIR concorreu com entidades de toda a região Centro Oeste e se empenhou para que o projeto viesse para o município. “Por isso, valorizem essa oportunidade que muita gente gostaria de ter para alavancar seu negócio e o seu ramo de atuação”, conclamou.
Os primeiros núcleos que estão sendo formados são do segmento de floricultura, padaria, informática e açougue. O empresário que tiver interessado participar ou formar um núcleo do seu setor deve procurar a ACIR e fazer a solicitação. O ingresso no projeto é gratuito.