Acesso Rápido

JUNTOS SOMOS MAIS!

Sociedade e poder público debatem Rondonópolis na 6ª Conferência Municipal das Cidades

Autoridades, líderes comunitários, representantes de entidades e sociedade civil participam nesta quinta-feira e sexta-feira da 6ª Conferência Municipal das Cidades. Com a temática ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, a conferência é palco de discussões baseadas em eixos como habitação, saneamento e saúde, mobilidade e acessibilidade, gestão urbana e controle social e regularização fundiária.

Durante esta sexta-feira (20), o encontro foi dividido em grupos, cada um discutindo uma temática. Ao final do dia, o coordenador de cada grupo defende seu tema e a partir daí são escolhidos os delegados que representarão a cidade nos encontros estadual e nacional.

Na abertura, o presidente da Conferência Municipal, o vice-prefeito Rogério Salles, defendeu que a política de desenvolvimento urbano aproxima as ações dos administradores às necessidades dos bairros. “A cidade está crescendo desordenadamente e com isso acumula problemas. Não é diferente em outros municípios do Estado, mas aqui parece que o crescimento é mais acelerado. Precisamos propor alternativas ao Governo do Estado para que ele possa planejar este crescimento e a participação da população é muito importante”.

Rogério Salles também destacou a parceria entre a prefeitura e o Estado. “Agradeço o entrosamento entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Cidades, que vem apoiando os municípios e defendendo o seu planejamento, no sentido de que evoluam sem esquecer de cuidar das cidades maiores”.

O promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano participou da abertura da conferência e apontou o evento como uma importante ferramenta para a organização e reestruturação do plano diretor. “Até que ponto mudanças pontuais são importantes? Precisamos olhar a cidade como um todo e a conferência proporciona isso”.

Já o secretário-adjunto de Políticas Urbanas da Secretaria de Estado de Cidades, Cláudio dos Santos Miranda, apresentou a temática da conferência e destacou a importância da participação popular no evento. “Daqui sairão as propostas a serem apresentadas nas conferências estadual e nacional. É preciso trazer a sociedade para que daqui saiam propostas para a criação de um plano diretor que atenda na cidade a médio e longo prazo”.

A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) também está representada e tem cadeira no Conselho Estadual das Cidades. A entidade é a única de Rondonópolis que tem cadeira cativa no Conselho e que representa o setor comercial e empresarial do município. “Por meio da nossa participação podemos levar as demandas dos empresários ao conhecimento das autoridades e com isso solicitar investimentos no setor”, comentou Dhandara Vilela, assistente jurídico da ACIR e membro da comissão organizadora do evento.

O coordenador da 6ª Conferência Municipal das Cidades, arquiteto e urbanista, Alexandre Torres, destacou a importância do evento para a cidade. “Vamos apresentar propostas consistentes e que atendam a cidade como um todo, pois são estas que serão implementadas, caso sejam aprovadas nas outras etapas. A discussão participativa é muito importante porque, assim, conseguimos levar às autoridades as necessidades reais de cada bairro”, finalizou.

Gostou do Contéudo? Compartilhe
Venha para o time ACIR!

TORNE-SE UM ASSOCIADO

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.

Contrate por Fone

(66) 3439-8000

Veja Também

Post Relacionados

Solicite um contato agora e

Venha ser Associado

Aproveite os inúmeros benefícios para você e sua empresa!

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.