O movimento do comércio varejista em todo o país caiu 1,2% no acumulado de 2015, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na variação mensal (julho contra junho de 2015), houve retração de 0,2%, na série dessazonalizada. E na comparação interanual (julho/2015 contra julho/2014) a queda foi de 2,6%.
O movimento do comércio varejista ainda apresenta leve crescimento de 0,1% na análise de longo prazo, dos últimos 12 meses (na comparação o mesmo período anterior).
O indicador continua apresentando desaceleração em sua tendência de longo prazo, fato observado desde meados do segundo semestre de 2014 – acompanhando o resultado oficial para o setor varejista medido pelo IBGE. Para 2015, fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho, aumento de tributos e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor.
Setores
Na análise mensal, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 1,4%. A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” também caiu (1,1%).
A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 0,6% no mês na série dessazonalizada. E o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” caiu 0,1%.