O Instituto de Pesquisa da ACIR (IPA) questionou os empresários como foram as vendas do Dia dos Namorados em relação à mesma data do ano passado e 46,3% dos entrevistados afirmaram que as vendas foram menores, enquanto 20% venderam mais que o ano passado, esses calcularam um aumento entre 10% e 20% de acordo com 29,41% dos entrevistados.
Além do volume de vendas, a pesquisa levantou que o gasto médio dos consumidores ficou em R$ 150,63 por pessoa. Na comparação com a pesquisa de expectativa com os consumidores, a intenção de compra era de R$ 170,51.
No que diz respeito às formas de pagamento, o cartão de crédito predominou, sendo responsável por 48,3% das compras, seguido pelas compras a vista com 23,6%.
Em relação ao dia que mais vendeu, 41,2% dos empresários entrevistados afirmaram que o dia 11 de junho foi o melhor e o período da tarde (38,5%) foi o horário de maior movimento, seguido pelo período da noite (28,2%).
A pesquisa apontou também que 25,7% dos entrevistados investiram na decoração de vitrines como estratégia para aumentar suas vendas. Já 15,8% apostaram em promoções, enquanto 3% disseram não utilizar nenhum tipo de publicidade.
Sobre o mercado de trabalho, nota-se que um número bastante reduzido de empresas realizou contratações temporárias para atender a demanda do período, somente 10%.
Os empresários foram questionados também quanto ao impacto percebido nos estabelecimentos por conta do choque de datas, Copa do Mundo e Dia dos Namorados. 66,2% dos entrevistados afirmaram que foram prejudicados, mesmo aproveitando a data para vender artigos relacionados à Copa.