44ª Exposul é aberta em Rondonópolis

Empresários, agropecuaristas, representantes de entidades de classe e associações e autoridades políticas participaram da abertura oficial da 44ª Exposição Agropecuária e Industrial do Sul de Mato Grosso – Exposul. A solenidade aconteceu no pavilhão onde está sendo realizada a segunda edição da Vitrine Agropec, um espaço da feira reservado para a geração de negócios e apresentação de novas tecnologias para o campo.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis,Francisco Olavo Pugliese de Castro, o Chico da Paulicéia, fez um discurso marcado pela insatisfação do lado negativo como vem sendo tratado o homem do campo e ressaltou que são esses produtores que estão levando o Brasil nas costas. Chico lembrou que os agropecuaristas que estão se destacando hoje foram aqueles que há 30 anos não tiveram medo e saíram de suas cidades para desbravar e tornar o campo produtivo.

Para o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, Rondonópolis sempre foi uma vitrine no agronegócio, as primeiras novidades chegam aqui primeiro. “Hoje muitos dos que trabalharam nessas terras, estão liderando e coordenando o Ministério da Agricultura. Isso mostra a capacidade e o conhecimento de gente que cresceu aqui com vocês”, comentou Fávaro.

O presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira, também participou da abertura da Exposul. O contador acredita que mesmo com o momento difícil da economia, empresários e produtores devem estar juntos na feira para fechar negócios e garantindo maior produtividade no campo.

A cerimônia contou com a participação de Marcos Prado Troyjo, economista, diplomata e cientista social, dirige o BRICLab da Universidade Columbia em NY, onde é professor-adjunto de relações internacionais e políticas públicas. O convidado palestrou sobre o mercado e o cenário econômico brasileiro com foco no agronegócio.

A 44ª Exposul acontece de 8 à 13 de agosto, sendo que essa ano a Vitrine Agropec passa a ser realizada das 12 às 22 horas. A parte festiva acontece doa dia 11 ao dia 13 com dois shows nacionais por dia e rodeio profissional.

Também estiveram na abertura da feira representantes do Aprosmat, Aprosoja, Sistema Famato, Câmara Municipal, Prefeitura, CDL, deputados estaduais e federais.