Acesso Rápido

JUNTOS SOMOS MAIS!

60 anos da ACIR é tema de reportagem do A Tribuna

Hoje consagrada como uma das maiores associações comerciais do Centro-Oeste, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) completa, neste mês de novembro, 60 anos de atuação em prol do fortalecimento das empresas locais. Conforme registrado em ata, a data de fundação da então Associação Comercial e Agropecuária de Rondonópolis é considerada 07 de novembro de 1955.

O presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira, informa que a entidade possui hoje 1.500 associados e, entre as funções exercidas, destaca a defesa dos interesses da classe empresarial, fortalecendo as empresas para que elas cresçam. Assim, analisa que, nesse período de 60 anos, a grande contribuição da entidade foi ajudar no fortalecimento das empresas locais e, consequentemente, na melhoria de Rondonópolis, com abertura de empregos, crescimento econômico, das condições financeiras dos moradores e conquista de qualidade de vida.

Nesse contexto, a Associação Comercial, representada por seus presidentes, obteve ganhos significativos e refletiu diretamente na rotina das empresas. Na década de 60, por exemplo, depois de muitos ofícios e audiências, a ACIR conseguiu trazer ao município a agência do INSS e, posteriormente, um posto da Receita Federal. A entidade repassa que, com a força e empenho de seus diretores, Rondonópolis ganhou o primeiro canal de TV, com uma afiliada da Rede Globo.

Também faz parte da história da Associação Comercial a cobrança de reinvindicações diversas em prol da sociedade rondonopolitana. Por diversas vezes foram entregues ofícios e realizadas audiências para levantar a necessidade de melhorias em áreas como policiamento na zona comercial, organização do terminal coletivo de ônibus, recuperação do pavimento asfáltico, implantação da coleta seletiva de lixo, conquistas tributárias diversas e a criação de um Fórum de Discussão Permanente. Uma das solicitações da ACIR que tiveram efeito recentemente foi a criação do estacionamento rotativo, a antiga Zona Azul.

A chegada aos 60 anos, segundo José Luiz, representa, dessa forma, o cumprimento do objetivo para que a entidade foi criada: representar bem o empresariado de Rondonópolis. A partir de agora, o presidente destaca que a meta da ACIR é buscar um maior fortalecimento das empresas locais, garantindo mais qualidade de vida para a população e aumentando a representatividade de Rondonópolis no cenário nacional. “Vamos trabalhar ainda mais para estruturar a cidade para seu crescimento, lutando para que ela se torne cada vez mais atrativa, gerando mais riqueza e empregos”, externou.

José Luiz enfatiza que o projeto da construção da nova sede da ACIR está cada dia mais próximo, informando que a entidade acabou de comprar um terreno no Centro para concretizar essa meta. Vencida essa etapa, a entidade pretende trabalhar na elaboração do projeto arquitetônico e de engenharia e planejar o financeiro. A ideia é que a nova sede também possa agregar outras entidades no mesmo local.
Neste momento festivo, José Luiz lembra ainda que a ACIR vai comemorar, com os empresários e associados, os seus 60 anos durante a realização da nova edição do Prêmio ACIR de Destaque Empresarial, que será realizada no próximo dia 27 de novembro, no Caiçara Tênis Clube. Aliás, observa que o Prêmio ACIR foi um marco na cidade, reconhecendo e prestigiando as empresas dos segmentos do comércio, da indústria e da prestação de serviços que mais se destacam em âmbito local.
 

ACIR avançou juntamente com a cidade de Rondonópolis

A história da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) se confunde com os registros que contam da fundação e emancipação político-administrativa de Rondonópolis. Foi em meio a um monte de papéis que estavam dentro de um cofre antigo, jogado em um terreno vazio ao lado da sede da entidade, que foi encontrado o primeiro Livro Ata onde constavam os registros de atividades da ACIR. Desde então ficou estabelecida a data de fundação da então Associação Comercial Agropecuária de Rondonópolis como 07 de novembro de 1955, conforme descrito em Ata.

Na década de 90, quando a entidade já estava instalada em sua sede oficial, o Edifício ACIR, na Rua Otávio Pitaluga, foi realizado um trabalho árduo para trazer novos associados a fim de unir mais forças no comércio local. Para isso, foi criado um ambiente atrativo para os empresários. Com a modernização das práticas de gestão, a Associação passou a aplicar alguns desses conceitos em sua administração. A entidade também esteve trabalhando parcerias com o poder público, representações políticas e executando projetos e campanhas próprias.

Ao longo da sua trajetória, para ampliar sua força, a ACIR aproximou-se mais dos governos municipal e estadual, exigindo melhorias para o município, uma marca histórica da entidade como mediadora entre sociedade e Estado. Por meio da dedicação de seus presidentes e diretores, repassa que continua lutando por conquistas para a classe empresarial sem se esquecer daqueles que são influenciados diretamente pelo comércio, a comunidade local.

Atualmente, a ACIR também é parte integrante da sociedade e está inserida em grupos e conselhos onde são discutidos novos projetos e melhorias em prol dos cidadãos do município. A entidade tem ainda cadeira no Conselho das Cidades, onde são levantadas demandas de diversos municípios e definidas prioridades de todo o Mato Grosso.

Gostou do Contéudo? Compartilhe
Venha para o time ACIR!

TORNE-SE UM ASSOCIADO

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.

Contrate por Fone

(66) 3439-8000

Veja Também

Post Relacionados

Solicite um contato agora e

Venha ser Associado

Aproveite os inúmeros benefícios para você e sua empresa!

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.