ACIR e clubes de serviços discutem situação do aeroporto

O aeroporto municipal maestro Marinho Franco foi tema de reunião na noite desta terça-feira (25). O encontro, liderado pela Rotary Clube de Rondonópolis, reuniu representantes da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), da Prefeitura e também da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Com a suspensão dos voos que ligavam a cidade a outras regiões do país, a sociedade organizada busca respostas para essa decisão das poucas empresas que operavam no município. De acordo com o prefeito Percival Muniz, as companhias aéreas assinaram uma espécie de acordo para atender a demanda de passageiros durante os jogos da Copa do Mundo, por isso houve a suspensão das linhas e nenhuma outra empresa se interessou em explorar as linhas da cidade. Além do acordo, a ACIR recebeu a informação de que uma empresa não se instalou no aeroporto local por conta da falta de equipamentos de segurança dos voos.

Apesar da expectativa da sociedade, a Infraero esteve na cidade para fazer uma inspeção técnica no aeroporto. Existe a possibilidade da Infraero administrar o aeroporto, porém não foi o motivo da visita. Independente do responsável, o retorno da operação de voos e de outras empresas não depende de quem administra e dos investimentos que estão sendo feitos, mas principalmente do interesse das companhias em explorar a região.

O presidente da ACIR, Luiz Fernando Homem de Carvalho, o Luizão, apresentou um relatório expedido pela Anac em agosto de 2013 contendo diversos itens deficitários da estrutura do aeroporto que devem ser corrigidos para ficar de acordo com as diretrizes da Anac. “Temos que cobrar dos responsáveis essas adequações para que nossa cidade possa voltar a receber os voos e com isso auxiliar no fortalecimento e desenvolvimento da nossa economia”, comentou Luizão.

O assessor do diretor de Planejamento da Infraero, Ivan de Oliveira Souto, comentou que a União está investindo no programa de aeroportos regionais e o de Rondonópolis está entre os 270 que receberão o benefício. “Rondonópolis está entre as melhores estruturas e está apto para entrar no programa”, comentou. Ivan Souto afirmou que vai concluir o relatório técnico e apontar o que precisa ser melhorado e ainda disse que após as adequações o aeroporto poderá ser alternativa para Cuiabá e Campo Grande.

Representantes da Câmara de Vereadores e do Sindicato Rural, além dos integrantes do Rotary Clube também participaram da reunião.