O encontro entre estudantes universitários, profissionais e pesquisadores do setor da pecuária brasileira trouxe à tona discussões a respeito do futuro das atividades do Brasil e a relação com o comercio internacional. O Unipec 2013 é realizado pelos alunos do curso de tecnologia do agronegócio da Unic/Rondonópolis.
A palestra de abertura tratou das projeções do agronegócio brasileiro e foi apresentada pelo gerente do departamento de agronegócio da Fiesp, Antônio Carlos P. Costa. Na sequencia o consultor Maurício P. Nogueira abordou as perspectivas do gado de corte. Os palestrantes fizeram uma breve explanação de como se comportou o mercado pecuário nos últimos dez anos e com esses dados puderam projetar o setor para a próxima década.
O consultor internacional Francisco Vila levou a temática da revolução na pecuária apresentando como o setor manteve o processo de produção durante várias décadas e a partir dos anos 90 passou a atuar em outro cenário. Segundo Vila, atualmente a produção é planejada de acordo com a necessidade, ou desejo do consumidor.
O primeiro dia do Unipec encerrou com um ciclo de debates onde participaram representantes de entidades do setor e empresários, o prefeito Percival Muniz e o presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), Luiz Fernando Homem de Carvalho.
O segundo dia do encontro as discussões giraram em torno da temática de processos de cria e recria, geração de lucro e implantação de tecnologias.