ACIR recebe presidentes de Associações Comerciais da região Sudeste de MT

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – ACIR abriu as portas do seu auditório na sexta-feira (18) para receber o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Cuiabá – FACMAT, Jonas Alves e demais convidados no Encontro Regional de Presidentes de Associações Comerciais.

Participaram do encontro, além do presidente da FACMAT e do anfitrião José Luiz Gonçales Ferreira, presidente da ACIR e o presidente eleito que tomará posse em 2017, Juarez Orsolin, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guiratinga, Evângelo Machado, o diretor da FACMAT, Manuel Gomes, Raphael Carvalho, Diretor Comercial de Rede e Canais de Vendas da Boa Vista SCPC, Robson Neves executivo da ACIR, além de colaboradores da ACIR, FACMAT e ACIG-MT.

O presidente Jonas abriu o encontro agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância da reunião. “Estamos num momento crucial no nosso estado. Está sendo realizada uma reforma tributária no nosso estado, que vai impactar em todos os segmentos da sociedade. Nós, líderes de associações comerciais no estado, somos os responsáveis por defender os interesses da classe empresarial, então precisamos estar a par de tudo o que está acontecendo”, disse.

Em seguida o presidente apresentou o Diretor Comercial de Rede e Canais de Vendas da Boa Vista SCPC, Raphael Carvalho, que esteve em Rondonópolis para fazer uma apresentação sobre a Boa Vista e tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços. “Nós, da Boa Vista SCPC, queremos estar mais próximos das associações, para qualificá-las para desenvolver nossas ações, que podem trazer muitos benefícios a todos. Mas precisamos que os dirigentes e colaboradores das ACEs tenham conhecimento sobre nossos serviços, para que consigamos ter um bom desenvolvimento em todos os municípios. A Boa Vista administra o maior e mais antigo banco de dados do Brasil, cobre 100% das cidades brasileiras e tem parceria com mais de duas mil entidades representativas no país. Ou seja, temos uma ferramenta muito grande e importante, ela só precisa ser usada corretamente para alcançar bons frutos”, comentou. O presidente Jonas pediu um apoio para os gestores de ACEs para tentem levar o maior número de associados possível quando o representante da Boa Vista visitar o município, para que todos entendam a importância e abrangência do serviço.

O diretor da FACMAT, Manuel Gomes, fez uma apresentação sobre o Sistema de Informação de Apoio à Concessão de Crédito – CREDICONSULT. “A parceria entre FACMAT e Boa Vista SCPC disponibiliza através das ACEs aos seus associados produtos que possibilitam conhecer o histórico de pagamento do seu cliente para conceder crédito com toda segurança necessária em qualquer tipo de operação. Faz resgate de inadimplência com baixo custo em índice de até 36% em média a trinta dias da inclusão. Este é um banco de dados exclusivo de Mato Grosso, que atende mais de 400 mil registros do varejo no estado”, explicou. Ele disse ainda que já foram feitos treinamentos com todas as associações para que aprendessem a utilizar a plataforma do CREDICONSULT corretamente, mas muitas associações ainda têm muitas dúvidas. “A partir de fevereiro de 2017 faremos uma nova agenda de treinamentos da nossa plataforma”, revelou.

Jonas falou também sobre a importância do trabalho das associações comerciais e o quanto é primordial que elas se fortaleçam. “Nós temos um papel importante nas grandes decisões tomadas dentro de Mato Grosso, e que por isso, é primordial que sejamos uma classe unida. Precisamos estar juntos para lutarmos pelos nossos interesses e pelos interesses da sociedade. Nós temos uma força muito grande, só precisamos saber usá-la”.

O presidente José Luiz comentou que a Facmat tem tido uma atuação forte na defesa das Associações, especialmente na questão da reforma tributária do Estado, assunto que preocupa toda a classe comercial e empresarial. O contador se sentido honrado por poder receber os presidentes e acredita que essa aproximação entre os líderes pode tornar os trabalhos mais eficientes.

Para finalizar, o presidente Jonas falou aos presentes sobre a questão da Reforma Tributária que está sendo realizada no estado e da qual está participando ativamente nas reuniões. “Estamos participando de quase todas as reuniões dentro da SEFAZ sobre a Reforma Tributária para defender os interesses dos empresários do setor comercial, que são os maiores empregadores dentro do estado. Precisamos que Mato Grosso volte a ter capacidade de investimento para evitar que mais empresas fechem as portas”, concluiu.