A prática de atividades fisicas é uma grande aliada no combate preventivo aos sintomas mais severos da Covid-19, no entanto, o Decreto Estadual em vigor, permite que as academias operem apenas de segunda à sexta-feira das 5h às 19h, inviabilizando a prática de exercícios para uma grande parcela da população.
Em razão da importância ao incentivo das atividades físicas, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis -ACIR, por meio do seu vice-presidente de Esporte, Cultura e Cidadania, Adalberto Bião, em conjunto com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso-FACMAT, solicita através de um ofício, que o Governo do Estado flexibilize o horário de funcionamento das Academias, permitindo a abertura desses estabelecimentos aos sábados das 5h às 19h.
Recentemente, a OMS atualizou essas recomendações como forma eficaz de combate preventivo aos sintomas mais severos da Covid-19, tendo impacto diretamente na locação de leitos de UTI, que é o foco das políticas públicas atuais.
Quanto maior o nível de atividade física, maior o efeito protetor sobre eventos cardiovasculares e a mortalidade. Além da melhora na função cardiovascular e imunológica, exercitar-se contribui com a saúde mental, ajudando a reduzir sentimentos como estresse e ansiedade, comuns em tempos de isolamento social.
Rondonópolis conta com mais de 50 estabelecimentos comerciais com alvará e capacidade técnica de atender, com protocolo de segurança, a população (documentos já apresentados e protocolados na Prefeitura e aprovados em duas oportunidades).
Cerca de 35% da população será beneficiada, direta ou indiretamente, tendo acesso à saúde física e mental em tempos de pandemia.