Acesso Rápido

JUNTOS SOMOS MAIS!

CBMAE/ACIR é lançada em Rondonópolis

Foi instalada nesta quarta-feira (26) a Câmara de Conciliação Mediação e Arbitragem Empresarial, a CBMAE ACIR. Essa ferramenta utilizada por empresas para solucionar questões de conflitos e litígios empresariais é a segunda criada em Mato Grosso, a primeira funciona em Cuiabá.

A CBMAE é um órgão da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) e vai funcionar na sede da entidade. O responsável pela coordenação dos trabalhos de conciliação, mediação e arbitragem é o advogado Jeancarlo Ribeiro, que já atua como assessor jurídico da Associação.

Para mostrar como os meios alternativos extrajudiciais de solução de conflitos empresariais têm sido realizados em outras cidades, os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo fizeram mini palestras sobre o tema. A desembargadora Maria Cristina Zucchi apresentou os passos que um processo de conflito empresarial percorre na justiça comum e como pode ser mais rápido e eficiente utilizando os meios alternativos.


Vanderci Alvarez, também desembargador do TJ-SP, apresentou dados dos números de processos em tramitação no estado de São Paulo e casos que foram solucionados pela mediação e conciliação. Para ele, o advogado do futuro deve ser um bom mediador.


A advogada Ana Luiza Pretel, também do TJ-SP, utilizou uma dinâmica em pares, para exemplificar como pode se fazer uma solução pacífica de conflitos. Ana Pretel é conciliadora voluntária do TJ. Ela explanou um pouco sobre a lei da mediação.


Profissionais da área jurídica e empresários foram os principais interessados em conhecer como vai funcionar a CBMAE ACIR. Para que a empresa utilize os serviços da Câmara é preciso fazer a adesão ao sistema e inserir nos contratos um artigo que determina que as partes elegeram a CBMAE ACIR para dirimir qualquer discussão em torno do contrato.


As vantagens ao utilizar esses meios alternativos são celeridade, economia processual, escolha do profissional no caso da arbitragem, menor desgaste emocional entre as partes e sigilo.


O coordenador operacional e consultor da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBAME-CACB), Guilherme Giussani, também veio a Rondonópolis para o lançamento da CBMAE ACIR.


Alunos do curso de direito também participaram do lançamento e aproveitaram as palestras para adquirir novos conhecimentos sobre os meios alternativos para solução de conflitos, disciplina que estão cursando atualmente na faculdade. As empresas que tiverem interesse em conhecer melhor a CBMAE deve procurar a ACIR de segunda a sexta-feira, em horário comercial.


Participaram da instalação da CBMAE/ACIR o representante da seccional da OAB, Ronaldo B. Pinto, o coordenador do Procon, Juca Lemos e o vereador Jailton do Pesque Pague. A ACIR por meio da CBMAE conta com a parceria do Sebrae, Procon, OAB, CRC e Creci.

Mais informações em nosso portal http://acirmt.hospedagemdesites.ws/produto/108/cbmae

Gostou do Contéudo? Compartilhe
Venha para o time ACIR!

TORNE-SE UM ASSOCIADO

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.

Contrate por Fone

(66) 3439-8000

Veja Também

Post Relacionados

Solicite um contato agora e

Venha ser Associado

Aproveite os inúmeros benefícios para você e sua empresa!

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.