Considerada a 3ª maior cidade de Mato Grosso, Rondonópolis, vem demonstrando um crescimento significativo em sua população e consequentemente, um impacto positivo na economia do município. Os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022, divulgados na última quarta-feira, 28 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela dados promissores.
De acordo com o IBGE, foram visitados 90,7 milhões de domicílios distribuídos em todo o território nacional, sendo destes 105 mil em Rondonópolis, com isso, a cidade registrou um crescimento populacional expressivo. Com uma população atual de 244.897 mil habitantes, também se destaca entre as 20 cidades que mais cresceram no país em termos de taxa média de crescimento anual da população residente.
A taxa de crescimento anual de Rondonópolis é de 1,89%, superando inclusive o crescimento do estado de Mato Grosso, que ficou em 1,57%. Esse aumento populacional é um indicativo do dinamismo econômico e do potencial de desenvolvimento da região sul-mato-grossense.
Embora o número total de habitantes ainda esteja abaixo dos estimados que apontavam Rondonópolis com uma população superior a 250 mil cidadãos, o crescimento observado nos últimos anos é um fator encorajador para o progresso da cidade.
Um dos fatores que motivaram o crescimento de Rondonópolis é o fluxo de imigrantes de outros estados e cidades, que vem em busca de oportunidades de trabalho, investimentos e negócios. Além de uma importante representatividade na Agricultura, também se faz forte no setor agropecuário, impulsionando a economia da região.