Reconhecer instituições, empresas, órgãos públicos e organizações sociais que desenvolvem atividades voltadas à qualidade de vida de seus colaboradores, da comunidade em que está inserida e do meio ambiente. Esse é o objetivo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso com a confecção do Certificado de Responsabilidade Social.
O projeto foi apresentado à classe empresarial, política e a comunidade em geral pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (16) em Rondonópolis. O objetivo principal da audiência, segundo o parlamentar, é mostrar como é fácil inscrever os projetos na Assembleia e o quanto esse Certificado é importante para as empresas nas negociações.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), Silvia Cavalcante, apresentou os requisitos exigidos para a formalização do requerimento do Certificado e comentou da facilidade de elaboração do balanço social, visto que as empresas são obrigadas a declararem o balanço fiscal.
Uma das empresas mato-grossenses que conquistam anualmente o Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso é a Amaggi. Juliana De Lavor Lopes, representante da empresa, contou rapidamente as ações que são desenvolvidas com os colaboradores e com as comunidades próximas de suas unidades, o que rende anualmente diversos certificados e premiações, inclusive internacionais.
O presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), José Luiz Gonçales Ferreira, acredita que muitas empresas já desenvolvem projetos e estão no meio do caminho. Para o contador essa audiência e o Certificado são incentivos para elas estruturarem seus projetos e melhorarem o engajamento social. “Cabe a nós contadores e representantes de entidades de classe a incentivar as empresas a estarem com a documentação em dia e possam ter condições de elaborar o balanço social”, afirmou.
O representante da classe empresarial de Rondonópolis se comprometeu em orientar as empresas para que possam ter a documentação necessária para adquirir o Certificado e também a melhorar as práticas dentro das próprias empresas.
O período para as empresas inscreverem os projetos referentes ao exercício 2014 encerra no próximo dia 31. As orientações para a solicitação do Certificado estão disponíveis no endereço www.al.mt.gov.br/conteudo/institucional/anexos/edital_social_2015.pdf.