Cidade é a 2ª maior exportadora de MT

O município de Rondonópolis aparece, nos quatro primeiros meses de 2014, como o segundo maior exportador do estado de Mato Grosso. Até 2012, no entanto, Rondonópolis vinha aparecendo como líder das exportações estaduais. A liderança nas exportações de Mato Grosso vem sendo exercida agora pelo município de Sorriso, com US$ 585,2 milhões exportados entre janeiro e abril de 2014. Os números são oriundos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Nesse período de quatro meses, Rondonópolis apresenta um volume exportado em valores da ordem de US$ 382,9 milhões, representando um aumento de 16,16% em relação ao mesmo período de 2013, quando o volume exportado localmente atingia US$ 329,6 milhões. A terceira e a quarta colocação no ranking estadual dos municípios exportadores estão sendo ocupados, respectivamente, por Nova Mutum, com US$ 347,5 milhões em produtos enviados ao exterior, e Cuiabá, com US$ 302,2 milhões.

Os principais destinos dos produtos exportados por Rondonópolis, entre janeiro e abril, foram os Países Baixos (Holanda), que compraram US$ 131,2 milhões; a China, com US$ 70,7 milhões; e a Indonésia, com US$ 48,4 milhões. Em termos de produtos, os principais itens enviados ao exterior pelo município nesse período foram resíduos sólidos obtidos da extração do óleo de soja, com US$ 238,1 milhões; soja em grãos, com US$ 87,8 milhões; milho em grãos, com US$ 17,7 milhões; algodão debulhado, com US$ 15 milhões; e óleo de soja bruto, com US$ 10,7 milhões.

Por outro lado, Rondonópolis segue como o maior importador do estado de Mato Grosso. Entre janeiro e abril de 2014, o município apresenta US$ 218,5 milhões em produtos adquiridos do exterior, representando uma queda de 42,13% em relação ao mesmo período de 2013. Os principais itens importados localmente são insumos utilizados na composição de fertilizantes e produção agrícola, além de alguns tipos de maquinários industriais. Os principais países de origem desses produtos comprados são a República de Belarus, com US$ 38,1 milhões; Rússia, com US$ 31,2 milhões; e Argentina, com US$ 30,2 milhões.

No caso de Sorriso, que vem liderando as exportações até o momento, os principais itens exportados são grãos de soja, com US$ 429 milhões, e grãos de milho, com US$ 114,1 milhões.