Comerciantes otimistas esperam vender mais nesse fim de ano

Empresários de diversos setores do comércio de Rondonópolis estão otimistas com a expectativa de vendas durante o período das compras de Natal desse ano. As lojas já estão preparadas com vitrines atrativas e promoções que chamam a atenção do consumidor.

Para medir a expectativa de vendas para o Natal a Acir, por meio do Instituto de Pesquisas ACIR (IPA) realizou a pesquisa, durante os dias 10 e 13 de dezembro, que revelou que 84% dos empresários estão otimistas com as vendas no Natal, enquanto apenas 5,3% estão pessimistas.

Em relação ao valor faturado no ano passado, 75,34% dos entrevistados esperam vender mais no mesmo período desse ano, sendo que 50,1% preveem um aumento entre 5 e 20%.

A pesquisa abrangeu 150 empresas associadas e não associadas da Acir e foi feita por meio de questionário aplicado pessoalmente aos empresários, gerentes ou responsáveis pelos estabelecimentos.

Como esperado pelos consumidores, em relação aos preços dos produtos 54% afirmaram que vão fazer promoções no período e 28,62% respondeu que a melhor estratégia para atrair clientes e aumentar as vendas é o investimento no bom atendimento. Quanto ao recebimento 34,6% esperam que o pagamento seja feito à vista.

Novas contratações

Apesar da expectativa ser de aumento significativo nas vendas, a maioria (54%) das pessoas entrevistadas afirmou que não pretende contratar novos funcionários para auxiliar no período natalino. 43% devem aumentar o quadro de funcionários nesse mês.