Acesso Rápido

JUNTOS SOMOS MAIS!

Comércio de Rondonópolis abrirá no segundo domingo de cada mês

A convenção coletiva de 2014 trouxe uma definição em relação ao funcionamento do comércio aos domingos em Rondonópolis. O Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Rondonópolis acordaram que apenas no 2º domingo de cada mês fica facultado a abertura do comércio em geral na cidade, incluindo as lojas de departamento, a critério de cada empresário. Nos outros domingos, o comércio não poderá abrir, lembrando que esta normativa não vale para shopping e supermercados.

O diretor presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Rondonópolis, Lucas Gonçalves, lembrou que, em 2013, iniciou uma grande campanha contra o funcionamento do comércio aos domingos. Ele justifica que os comerciários procuraram o Sindicato apontando que o trabalho aos domingos vinha prejudicando a convivência e as relações familiares. “Todos os domingos, pais e mães são arrancados de seus lares, que são privados do precioso tempo ao lado de seus filhos, no único dia em que poderiam ter momentos especiais com a família. Domingo é dia de trabalhar o afeto e o carinho com os seus familiares”, argumentou na época da campanha ao Jornal A Tribuna.

Conforme Lucas Gonçalves, o acordo para permissão da abertura do comércio no 2º domingo de cada mês agradou a classe trabalhadora. O sindicalista informa que, nesse domingo em questão, os empresários interessados podem abrir das 8h às 13h apenas, não sendo possível migrar essa quantia de horas para o turno da tarde. Além disso, como de praxe, o pagamento das horas trabalhadas tem de ser em dobro. Com o acordo estabelecido em convenção coletiva, alerta que vai cobrar do Ministério do Trabalho uma fiscalização para ver se o acordo em relação à restrição do funcionamento aos domingos está sendo cumprida. Nesse contexto, repassa que os consumidores podem se programar para fazer compras nos estabelecimentos que abrirem as portas no 2º domingo de cada mês.

Vale informar que a cláusula da convenção coletiva que define o horário de funcionamento dos supermercados aos domingos e feriados ainda está sendo finalizada. O horário de funcionamento do shopping, por sua vez, segue um acordo em separado.

Gostou do Contéudo? Compartilhe
Venha para o time ACIR!

TORNE-SE UM ASSOCIADO

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.

Contrate por Fone

(66) 3439-8000

Veja Também

Post Relacionados

Solicite um contato agora e

Venha ser Associado

Aproveite os inúmeros benefícios para você e sua empresa!

SEJA UM ASSOCIADO DA ACIR E FAÇA PARTE DESTE GRUPO DE EMPRESÁRIOS COM ACESSO A DIVERSAS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DIFERENCIADOS.