Empresas devem atentar-se ao prazo para renovação dos certificados digitais

Empresas com 20 ou mais empregados que entre maio e junho de 2011 passaram a utilizar certificado digital, em atendimento às normas da Caixa Econômica Federal, para a transmissão de arquivos de Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e da Previdência Social (SEFIP e GFIP), precisam, agora, se atentar quanto ao prazo de renovação dos mesmos.

A maioria dos certificados digitais emitidos pelas Autoridades Certificadoras credenciadas na ICP-Brasil entre maio e junho de 2011 tinham validade de três anos. Por isso, a necessidade de renovação em 2014. Na época, houve um pico de emissões de certificados digitais, em detrimento da obrigatoriedade da Caixa. O volume observado pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), no período, foi de aproximadamente 276 mil certificados digitais emitidos. “Como a maioria era de certificados tipo A3 com validade de três anos, hoje nós estimamos que 70% desse volume estejam no período de renovação”, completa.

Para empresas e escritórios de contabilidade, recomenda-se o e-CNPJ tipo A3. Para os funcionários vinculados a essas empresas e que trabalharão com as transmissões das informações de FGTS (procuradores), sugere informar o PIS nos novos certificados digitais, que devem ser e-CPF nestes casos. Já para profissionais autônomos, caso da maioria dos contadores, a recomendação é do e-CPF, desde que tenha o CEI (Obrigatório).

A renovação ou aquisição do certificado digital pode ser feita na ACIR. Também é possível fazer a renovação online pelo site www.certisign.com.br