Empresários do setor imobiliário de Rondonópolis participaram, esta semana de um debate sobre as vantagens da implantação de energia solar nos imóveis, tanto residenciais, como comerciais e industriais.
O encontro foi promovido pelo Núcleo de Imobiliárias do Projeto Empreender da Acir, e contou com a participação do engenheiro de petróleo, Flávio Abreu, que trouxe as novidades do setor e as vantagens do sistema.
Os participantes lotaram o auditório da Acir e aproveitaram a oportunidade para entender o sistema e tirar todas as dúvidas. “O investimento necessário é compensador já a partir do terceiro ou quarto ano da instalação. Além disso, lembramos que no Brasil temos a vantagem da incidência de raios solares em todas as estações do ano. Este é mais um incremento para que a energia solar se concretize como uma maneira barata, eficiente e ecologicamente correta”, disse Flávio Abreu.
Os participantes foram alertados sobre a tendência de economia de energia elétrica como uma necessidade. “No Brasil, a exemplo de outros países que utilizam o sistema de energia solar, os imóveis costumam ser até 4% mais valorizados quando têm a instalação de captação dessa energia, que além de mais barata é limpa e ecologicamente correta. A implantação do sistema de captação por placas tem um custo considerado atrativo em comparação com o que pode gerar de economia”, explicou o engenheiro.
Vantagens
O sistema de energia solar fotovoltaica consiste na instalação de painéis no telhado, ou em superfície que tenha contato direto com os raios solares. Os painéis convertem a radiação solar em energia para ser utilizada na rede elétrica do imóvel. Portanto, a troca da energia elétrica pela energia solar, é capaz de eliminar por completo em alguns casos, ou reduzir em até 95% o consumo final de energia.