A publicação, na sexta-feira (25), do decreto presidencial que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25%, promete aliviar a carga tributária na produção de automóveis, eletrodomésticos da chamada linha branca – como refrigeradores, freezers, máquinas de lavar roupa e secadoras – e outros produtos industrializados. A medida saiu em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Para o economista Roberto Luiz Troster, dificilmente a redução de preços chegará ao consumidor final. “O varejista vende considerando o preço que ele pagou; se baixou o custo, precisa ver quanto o industrial vai repassar e depois o varejista”, afirmou.
Para a maior parte dos produtos, a redução foi de 25%. Alguns tipos de automóveis tiveram redução menor na alíquota de 18,5%.
O governo terá uma renúncia tributária de R$ 19,5 bilhões para o ano de 2022, de R$ 20,9 bilhões para o ano de 2023 e de R$ 22,5 bilhões para o ano de 2024, de acordo com cálculos do Ministério da Economia.
A proposta é reduzir o encargo de impostos e com isso os preços, ajudando a melhorar as vendas e com isso aquecer a economia do País
Veículos
Para os veículos, a redução foi de 18,5%, com diferentes alíquotas de acordo com as categorias, diferenciadas pela capacidade cúbica do motor, a popular cilindrada. Para demais produtos, o valor chegou a até 25% da alíquota
De acordo com Cassio Pagliarini, da Bright Consulting, o efeito médio em preços será de uma redução entre 1,7% a 1,8%. Isso deve gerar um aumento no volume total de vendas em 5%.
A expectativa é que essa mudança possa trazer, no acumulado do ano, um crescimento entre 100 mil e 150 mil unidades emplacadas. "Mesmo com uma redução significativa das alíquotas do IPI, a redução de preços será limitada devido à carga ainda pesada que os outros impostos causam na ponta de varejo", pontua.
Pagliarini também reforça que a melhora na logística, aquisição e fornecimento de insumos durante 2022, como os semicondutores, também devem ajudar a retomar preços mais controlados no País, após os constantes aumentos visto durante a pandemia.
Preço dos 10 carros mais vendidos com IPI reduzido
Com base no estudo da Bright que mostra quais devem ser as novas alíquotas, UOL Carros fez um levantamento de quais seriam os preços dos 10 veículos mais vendidos do Brasil. Para isso foi usado dados de emplacamentos de janeiro, já que os do fechamento de fevereiro da Fenabrave ainda não estão disponíveis.
Também considerou o preço de tabela para o Estado de São Paulo nas versões de entrada de cada um dos carros. Importante pontuar que a proposta de cálculo foi feita levando em conta que montadoras ou importadoras repassem integralmente a redução de IPI para o consumidor final. Fiat
Fiat Strada: R$ 94.074 vai para R$ 92.352
Hyundai HB20: R$ 74.590 vai para R$ 73.687
Chevrolet Onix: R$ 74.620 vai para R$ 73.717
Jeep Renegade: R$ 128.115 vai para R$ 125.770
Jeep Compass: R$ 164.280 vai para R$ 161.273
Hyundai Creta: R$ 121.690 vai para R$ 120.415
VW T-Cross: R$ 108.890 vai para R$ 107.572
VW Gol: R$ 69.790 vai para R$ 68.945
Chevrolet Onix Plus: R$ 84.430 vai para R$ 83.408
Fiat Toro: R$ 137.990 vai para R$ 135.464