Está se aproximando a data mais romântica do ano e o comércio de Rondonópolis já começa a se movimentar para o Dia dos Namorados. De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), por meio do Instituto de Pesquisa (IPA), a expectativa de vendas para esse ano é maior em comparação ao ano anterior.
O IPA entrevistou 150 empresas do comércio local, abrangendo estabelecimentos nos bairros, centro da cidade e shopping. Dos entrevistados, 74,50% afirmaram estar otimistas em relação ao aumento das vendas deste ano, enquanto apenas 11,40% chocaram o pessimismo. O intuito dessas pesquisas é fornecer informações valiosas tanto para a população quanto para os empresários, auxiliando-os a se planejar e se preparar para possíveis melhorias.
A Pesquisa revela otimismo dos comerciantes e estratégias para aumentar vendas. Entre as 150 empresas entrevistadas, 70% afirmaram que a data do Dia dos Namorados influencia positivamente nas vendas. Por outro lado, 13,57% alegaram que a data não tem influência direta, enquanto 23,57% são empresas com menos de um ano e não puderam optar por uma resposta específica.
Quando questionados sobre as expectativas de vendas em relação ao ano anterior, 52,70% acreditam que venderão mais, 16,40% esperam manter o mesmo desempenho e apenas 11,60% acreditam em uma queda nas vendas. Entre aqueles que esperam aumentar as vendas em relação ao ano passado, a maioria acredita que o aumento será de 11% a 20%, seguido por aqueles que esperam um aumento de até 10%.
A pesquisa também revelou que 52,40% das empresas estão preparando promoções especiais para a data. As estratégias mais utilizadas para atrair os clientes incluem o uso das redes sociais, oferecendo um bom atendimento e investindo na criação de vitrines decorativas, em conjunto com a decoração das lojas.
Segundo a maioria dos lojistas, espera-se que os clientes gastem, em média, mais de R$ 300,00 em suas compras para o Dia dos Namorados. Essa perspectiva de aumento nas vendas traz boas expectativas para o comércio de Rondonópolis.
> Veja a pesquisa completa <<