Exposul é aberta e autoridades conhecem o Perfil Rondonópolis

Foi aberta oficialmente na noite de sábado (08) a 43ª edição da Exposição Agropecuária do Sul de Mato Grosso, a Exposul. O pavilhão nobre foi preparado para receber autoridades políticas, empresariais e de instituições ligadas ao agronegócio.

O presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, realizador do evento, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, o Chico da Paulicéia, destacou que o parque de exposições Wilmar Peres de Farias recebeu diversas melhorias, principalmente voltadas a questão da segurança do público. “A baia dos cavalos, que ficava ao lado da praça de alimentação, foi demolida e deu espaço a este novo pavilhão de eventos e a entrada da arena que foi totalmente reformulada garante a segurança de evasão do local caso ocorra alguma emergência”, explicou Chico.

Apesar de perceber o momento difícil pelo qual o país está passando, o presidente contou que cresceu ouvindo que o Brasil é o país do futuro. “Quando pensei que esse futuro já estava chegando veio essa crise política que afetou toda a economia. Mas nós temos um diferencial que é a agricultura, o agronegócio”, afirmou. Para Chico da Paulicéia, é o agronegócio que mantém o país de pé. Ele aposta que o agronegócio vai tirar o Brasil de mais uma crise e com isso pode voltar a ocupar um lugar entre os dez países mais ricos do mundo.

O evento foi encerrado com a entrega do Perfil Rondonópolis 2014, um material produzido pelo Instituto de Pesquisa ACIR em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis e traz dados econômicos que revelam como está o setores da indústria e comércio no município. As autoridades receberam o exemplar das mãos do presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira. O Perfil é utilizado também por empreendedores que pretendem investir na cidade, pois aponta, por meio de pesquisa de opinião pública, quais as necessidades e melhorias para o comércio local.

Os senadores Blairo Maggi e Wellington Fagundes, o deputado estadual Ondanir Botolini, Nininho, o vice-prefeito Rogério Sales, vereadores e representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Pierre Patriat e da Embrapa.