A melodia das musicas brasileiras deu o tom a palestra de Fabiano Brum. O contabilista veio a Rondonópolis para participar do 6º Painel de Mulheres Profissionais realizado na noite de ontem (11) pela Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR). Esse evento marcou o trabalho da entidade voltado para o público feminino por conta da passagem do Dia do Internacional da Mulher.
Abordando o tema Mulher Empreendedora, Fabiano Brum trouxe um diferencial ao público local que é a utilização de instrumentos musicais em diversos momentos da palestra. A cada assunto comentado, uma música brasileira era interpretada pelo palestrante que contagiou e colocou a plateia feminina para entrar no ritmo.
Violão e guitarra são os instrumentos que acompanharam o palestrante durante sua apresentação. Fabiano comentou que, assim como na música onde todas as notas, harmonia e melodia são executadas em conjunto, nas empresas o processo acontece da mesma forma, porém envolvendo os funcionários, processos e produtos.
Como orientação para o sucesso profissional, Fabiano Brum deu dez dicas para que uma pessoa seja empreendedora, são elas: ser persistente, ter comprometimento, exigir qualidade e eficiência, ter aperfeiçoamento contínuo, buscar oportunidades e iniciativas, buscar informações sempre, ser persuasivo e ter uma boa rede de contatos, ser independente e autoconfiante, correr riscos calculados, ter planejamento e monitoramento.
A grande participação das mulheres nesse evento confirmou o que as pesquisas estão mostrando. Brum comentou que as mulheres ocupam 17,5% dos cargos de presidência, 23% dos cargos de diretoria, 26% dos cargos de gerência e elas ocupam 49% dos cargos de coordenação, supervisão e encarregados. O empenho e a dedicação são características que fazem a diferença na vida profissional da mulher e está levando elas para o cargo de gerência e direção mais cedo do que os homens.
O presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira e a presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIR, Leni de Freitas ressaltaram a importância da atuação dessas profissionais no mercado de trabalho e do perfil empreendedor que as mulheres têm em relação aos homens. O sexto Painel terminou com o sorteio de brindes de empresas parceiras e coquetel.