Foco, atitude e persistência são os ingredientes do sucesso

O segundo Painel das Mulheres Empresárias movimentou o auditório da Acir e empolgou os participantes com três histórias de sucesso. Geneliza Carvalho, Leni de Freitas e Marlene Oliveira, contaram suas trajetórias e mostraram como trabalharam para vencer num ambiente que era visto como masculino.

“Na minha casa fomos criados para não ter preguiça. Trabalhar e estudar era ‘obrigação’ dos sete filhos dos meus pais e ninguém fugia das suas atribuições. Acredito que esta foi a maior lição que aprendemos e que cumprimos até hoje”, conta Geneliza, financeira da Agroferragens Luizão.

Hoje, Geneliza fala com orgulho de um empreendimento que une a família. “Nossos filhos saíram para estudar e voltaram para trabalhar na empresa. Somos sim uma empresa familiar e cada um sabe de suas tarefas”.

Outra empresária de sucesso, a paulista Leni de Freitas, contou que a sorte dela foi ter uma mãe visionária. “A regra em casa era trabalhar e estudar. Por isso sempre levei muito a sério essa meta de me formar e ser uma profissional. Desde a adolescência sonhei em ter minha empresa e acredito que o sucesso do laboratório São João vem dessa dedicação”.

Além de ter um propósito firme e correr atrás dos objetivos, a Drª Leni recomenda três ingredientes para se manter no mercado. “Precisamos comprar bem, pagar certo e negociar. Esses são os principais fatores para crescer como empresário de qualquer setor”.

Já para a empresária do ramo do comércio de utilidades, Marlene Oliveira do Panelão, ser comedida foi a receita para garantir que o investimento rendesse com o decorrer dos anos. “A loja não era nossa, na verdade éramos funcionários e surgiu a oportunidade de comprar. Para isso vendemos nossa casa, carro e fizemos empréstimo para pagar a dívida, apesar de ser entre família”.

Marlene contou ainda que o casal se adaptou aos altos e baixos do comércio. “Gostamos do nosso negócio, hoje temos duas lojas e nós continuamos nos dedicando ao máximo. Colaboradores têm férias e nós, saímos quando dá para um descanso. Mas sinto que estamos no lugar certo”.

O evento, promovido pelo Núcleo da Mulher Empresária, movimenta empresários, principalmente mulheres, e serve de incentivo para quem está a pouco tempo na área. “Queremos destacar a importância da mulher empresária, conhecer suas histórias e nos espelhar em seus exemplos. A Acir está de portas abertas para todas que têm muito a ensinar”, disse o presidente da Acir, Juarez Orsolin.

Cláudia Bouviê