Imposto Solidário vai contribuir com projetos sociais de Rondonópolis

Você sabia que o seu imposto devido pode ser revertido em doação para projetos sociais de Rondonópolis? Esse ano, com a regularização do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o declarante que tiver imposto devido, e também a restituir, pode optar por fazer uma doação para projetos sociais desenvolvidos na cidade.

Na noite desta terça-feira (24), foi lançada no município a campanha que incentiva os cidadãos que declaram o imposto de renda, pessoa física ou jurídica, denominada Imposto Solidário. Os valores doados não podem ultrapassar 6% no caso de pessoa física e 1% do imposto devido de pessoa jurídica. A data limite para fazer a doação é dia 30 de abril.

O lançamento da campanha contou com a presença de auditores da Delegacia Fazendária de Cuiabá que fizeram uma explanação dos procedimentos para a doação utilizando o programa do IR 2015. Uma auditora ressaltou que nem é preciso se preocupar com o valor limite da doação porque o programa já verifica quanto seria possível doar a partir de cálculo do valor devido.

O contador José Luiz Gonçales Ferreira – presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), comentou que no ano passado algumas empresas já estavam interessadas pela doação porém não foi possível pela falta do Fundo  Municipal da Criança e do Adolescente. Ele acredita que a partir desse ano, uma quantia considerável deverá ser arrecadada. José Luiz pediu às autoridades presentes que divulguem ao máximo as informações de como fazer as doações para contribuir com as crianças carentes do município.

Como esse Fundo Municipal é novo, o prefeito Percival Muniz conclamou ao público presente no evento que, cada um, seja um agente fiscalizador e acompanhe a aplicação desses recursos. O prefeito espera que a campanha tenha uma grande adesão e contribua para o trabalho dos projetos sociais do município.

A cerimonia contou com a presença da primeira dama de Mato Grosso, Samira Martins, da vice-presidente da Associação das Primeiras Damas do Estado, Kelly Paniago e da secretária de Educação Ana Carla Muniz. As presenças confirmam a importância que essas doações terão aos municípios, visto que os valores arrecadados serão distribuídos para os projetos sociais.

Representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Estado e de Rondonópolis também acompanharam o lançamento da campanha, além do vereador Cido Silva e do secretário Municipal de Promoção e Assistência Social, Mohamed Zaher.