Lançada a 1ª FECITI – Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI) lançou na manhã desta quarta-feira (14) a primeira edição da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECITI). O evento vai reunir projetos científicos de alunos que estão cursando diferentes níveis, desde o fundamental, médio e também os do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), além de projetos de empresas e inventores em geral.

A FECITI vai premiar os melhores projetos em cinco categorias (fundamental, médio, EJA, produções de empresas e produções de inventores). O primeiro lugar vai ganhar mil reais e o segundo colocado 500 reais. A comissão julgadora é formada por representantes do COMCITI e conta com os votos do público presente. Alguns dos projetos que estão concorrendo aos prêmios foram apresentados durante a coletiva de imprensa, dentre eles a máquina caseira de algodão doce e um braço pneumático.

Para Wanderlan Barreto da Rosa, presidente do COMCITI, a FECITI vai servir como impulso e inspiração para muitas pessoas que têm potencial para desenvolver projetos e abrir a mente dos chamados empresários anjos a investirem nessas ideias. “Com a conclusão da feira poderemos fundar o núcleos de startups da cidade e então pensar na viabilização do parque tecnológico do município”, comentou o professor.

Foram inscritos 140 projetos para participar da Feira, mas 60 foram selecionados. Além de Rondonópolis, inventores de Pedra Preta e Guiratinga também vão participar e pessoas de Lucas do Rio Verde e Jaciara fizeram contato com interesse em expor seus produtos.

A FECITI acontece no próximo dia 19 de outubro, na feira livre da Vila Aurora, entre as 8 e as 17 horas com entrada liberada. Além da exposição dos projetos, o evento vai realizar clínicas tecnológicas com os temas: Matriz Swot, Canvas, Capital de risco para inovação, Tendências e inovações no varejo e Fundo de Investimento de Capital de Risco. O evento será encerrado com a palestra magna com Humberto Massareto, com a temática “Inovar para vencer a crise” no auditório do Sebrae. Inscrições para a palestra e informações podem ser obtidas pelo telefone 66 3427-2850.