Mês da Mulher é encerrado com ação da ACIR no Jardim das Flores

Encerrando as atividades no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Associação Comercial Industrial e Empresarial (ACIR), por meio do núcleo de mulheres empresárias do projeto Empreender, levou mais conhecimento sobre autoestima para as mulheres que moram no bairro Jardim das Flores.

O encontro aconteceu na tarde de sábado (01) na residência da dona Maria do Sopão, como é conhecida na região. As mulheres participaram de uma palestra sobre motivação e autoestima, proferida pela psicóloga Neyva Ribeiro Moreira Bazzano. A profissional abordou os conceitos, falou sobre os aspectos que influenciam as pessoas a ter uma autoestima baixa e como isso interfere nos dia a dia das pessoas, no trabalho, em casa e no convívio social.

Neyva fez alguns questionamentos que levaram as participantes a fazerem uma autoanálise sobre seus comportamentos, como: as atitudes que toma são benéficas para você? Sua postura diante das situações é normalmente positiva? Está contente consigo mesma? Com as respostas é possível avaliar o amor próprio que regula a autoestima.

Alguns sintomas que identificam uma pessoa com falta de autoestima são: sentimento de insegurança, pouca ou nenhuma autoconfiança, excesso de autocritica – quando a pessoa só enxerga os próprios defeitos, valorização da opinião de terceiros do que a de si própria, tendência a relacionamentos destrutivos, não aceita elogios, dependência afetiva, entre tantos outros.

Mas, como fazer para passar por cima de tudo isso transformar esse quadro? A psicóloga Neyva Bazzano explicou que é preciso tomar atitudes positivas. “Funciona como um ciclo, quanto mais escolhas positivas faço, mais estima passo a ter por mim mesma enquanto maior minha autoestima, mais positivas serão minhas escolhas”.

Para complementar a palestra, Sandra Raquel Mendes, presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis e região Sul de Mato Grosso, falou  como estão as políticas públicas de atendimento às mulheres vitimas de qualquer tipo de violência, demonstrando preocupação com a falta de estrutura tanto de atendimento quanto acolhimento de quem precisa. Além disso, a líder feminina colocou alguns dados de violência contra a mulher em Rondonópolis e ainda destacou a importância da valorização própria de cada participante.

Ao final do encontro, que contou com a participação do presidente da ACIR, Juarez Orsolin, cada participante recebeu um kit com produtos de higiene e beleza para auxiliar essas mulheres na transformação das suas autoestimas. A ACIR contou com apoio da Perfumaria Orquídea e também da Casa da Embalagem.