O dia marcado para comemorar o AMOR, a data do Dia dos Namorados se tornou um marco para os casais apaixonados, e nesta data as homenagens, declarações e presentes são primordiais para celebração do momento. A data carregada de sentimentos de carinho e afeição enfatizam os sentimentos das pessoas que querem celebrar um momento especial entre o casal. E é claro que os presentes não podem faltar! E por esse motivo a data é muito importante para o comércio local, trazendo movimentações relevantes nas vendas do período. Desta maneira o Instituto de Pesquisa da Acir realizou uma pesquisa com as empresas de Rondonópolis, para saber como estão as expectativas para a data do Dia dos Namorados comemorada no dia 12 de junho de 2022. Através dos dados coletados na pesquisa, obtemos informações relevantes referente ao comércio de Rondonópolis. Este levantamento foi realizado do dia 9 ao dia 20 de maio, foram entrevistadas 155 empresas de diversos segmentos, localizadas no centro, nos bairros e no shopping de Rondonópolis.
EXPECTATIVA DE VENDA – DIA DOS NAMORADOS 2022
Essa pesquisa busca conhecer quais são as expectativas do comércio da cidade de Rondonópolis em relação a data comemorativa do Dia dos Namorados. E desta maneira as empresas participantes responderam às seguintes perguntas:
A data do Dia dos Namorados costuma influenciar nas vendas da empresa?
Das empresas entrevistadas 90,3% disseram que a data comemorativa do Dia dos Namorados influencia nas vendas das lojas, e 9,7% disseram que a data não influencia nas vendas.
Qual sua expectativa de vendas para o Dia dos Namorados?
Dentre os entrevistados 85,7% disseram estar otimista em relação à comemoração do Dia dos Namorados. 13,0% disseram estar indiferentes em relação a data. 1,3% disseram que estão pessimistas em relação às vendas para a data do Dia dos Namorados
Em se tratando de produtos normalmente vendidos para o Dia dos Namorados, espera vender:
• 78,7% dos entrevistados esperam que às vendas aumentem em relação ao ano anterior.
• 15,0% esperam que as vendas sejam iguais comparadas ao ano passado.
• 6,3% disseram que esperam que as vendas serão menores do que no ano anterior.
Se assinalou “mais que o ano passado”, indique o índice de aumento nas vendas:
Dos 78,7% entrevistados que disseram esperar que as vendas aumentem:
• 40% dos entrevistados esperam que as vendas aumentem entre 11% e 20%.
• 21% dos entrevistados esperam que as vendas irão aumentar menos de 11%.
• 20% dos entrevistados esperam que as vendas aumentem entre 21% a 30%.
• 8% dos entrevistados esperam que as vendas aumentem entre 41% e 50%.
• 7% dos entrevistados esperam que as vendas aumentem acima de 51%
• 4% dos entrevistados esperam que as vendas aumentem entre 31% e 40%.
Que forma de pagamento prevê por parte dos clientes nas compras para o Dia dos Namorados?
41% dos entrevistados preveem que a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores será o cartão de crédito parcelado, já 27% disseram que acreditam que os consumidores comprarão no cartão de débito, 8% que as compras serão realizadas no dinheiro (à vista), 5% dos entrevistados preveem que a forma de pagamento mais utilizada será o crediário, 1% disseram que acreditam que o cartão da loja será o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes
Considerando sua expectativa, quanto o cliente costuma gastar nas compras de produtos para essa data?
A expectativa de 33% dos entrevistados é de que o cliente gaste mais de R$ 200,00 para presentear os namorados, e 30% acreditam que os clientes gastarão entre R$ 126,00 a R$150,00 com os presentes, e ainda 21% esperam que o cliente gaste entre R$176,00 e R$200,00 nas compras deste período, para 8% a expectativa é que o cliente gaste menos de R$100,00 nas compras para esta data, ainda 5% disseram esperar que o cliente gaste entre R$101,00 e R$125,00 com as compras deste período, e 3% dos entrevistados disseram esperar que o cliente gaste entre R$151,00 a R$175,00 com a compra para o Dias dos Namorados.
Está programando alguma promoção para o Dia dos Namorados? Qual será a estratégia mais utilizada para atrair clientes?
Das empresas entrevistadas 53,9% estão programando promoções para este período, e 46,1% disseram que não tinham feito nenhuma programação de promoções. Dentre as três categorias mais citadas estão: divulgação em redes sociais que será a estratégia mais utilizada para atrair clientes no Dia dos Namorados (80,0%), em segundo lugar serão utilizado o WhatsApp (45,2%) e em terceiro lugar as vitrines atrativas (40,6%).
Pretende contratar funcionários para o período dos Namorados?
85,8% das empresas não pretendem contratar funcionários temporários para o Dia dos Namorados, 14,2% disseram que pretendem contratar
CONCLUSÃO
90,3% das empresas entrevistadas disseram que o Dia dos Namorados altera as vendas nas lojas, bem como, a maioria (85,7%), estão otimistas em relação a data e esperam que o volume de vendas seja maior que no ano anterior. Um pouco mais da metade (53,9%) das empresas entrevistadas estão programando promoções para o período e a maioria estão apostando nas divulgações em redes sociais como estratégia para atrair clientes (80,0%). A expectativa de 33% é que o cliente desembolse acima de R$200,00 nas compras para este período e que a forma de pagamento utilizada seja o cartão de crédito parcelado. A grande maioria das empresas entrevistadas não pretendem contratar funcionários para o período (85,8%). Podemos concluir que a expectativa referente a data do Dia dos Namorados, para os comerciantes é positiva, e que este período está sendo aguardado pelas lojas da cidade de Rondonópolis.