Pesquisa aponta números gerais da economia do município

A Acir firmou parceria com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais do campus Rondonópolis da UFMT para a realização de uma pesquisa que levantou a conjuntura econômica e os impactos causados pela chegada da Ferronorte na cidade.

Os dados coletados foram tabulados e apresentados para a sociedade durante a “Mostra de Conjuntura Econômica e Impactos da Ferronorte” realizada no gabinete do prefeito na presença dos autores da pesquisa, o presidente da Acir, Luiz Fernando Homem de Carvalho, o prefeito Percival Muniz e o vice-prefeito Rogério Sales, o presidente da Câmara, Ibrahim Zaher, além de vereadores, secretários municipais e da imprensa.

No setor do comércio a pesquisa baseada em dados do Caged, apontou que entre janeiro de 2008 e junto de 2013 foram admitidos 141.316 trabalhadores e foram desligadas das empresas, no mesmo período 135.606 pessoas. Esses números permitem inferir um saldo líquido positivo igual a 5.710.

Entre os anos de 2003 e 2012 os setores tiveram mais perdas foram os da construção civil e da agropecuária, especialmente anos de 2005 e 2006 quando o Brasil sofreu com a crise mundial do agronegócio. As perdas continuaram nos anos de 2007 e 2008.

Sobre a distribuição dos postos de trabalho formais entre 2004 e 2010 observou-se que o mercado de trabalho formal em 2010 totalizou 43.319 postos, representando um crescimento de 29% em relação a 2004. O comércio e o setor de serviços foram os que tiveram maior volume de empregos formais, representando 62,4% do total de empregos formais.

De acordo com os estudos, que foram custeados pela Acir, a balança comercial de Rondonópolis registrou saldo positivo em todos os anos no período 2000-2012. O superávit comercial médio da economia nesse período foi de cerca de US$ 548,2 milhões. As exportações de produtos primários contribuíram muito para esse número. Bagaços e outros resíduos sólidos da extração de óleo de soja alcançaram (US$ 98,5 milhões), algodão debulhado (US$ 51,8 milhões), milho em grão (US$ 3,5 milhões) e óleo de soja refinado (US$ 1,4 milhão).

Perfil Rondonópolis
O presidente Luizão aproveitou o encontrou com as autoridades para entregar os primeiros exemplares do Perfil Rondonópolis 2012. O documento foi produzido pela Acir em parceria com a prefeitura de Rondonópolis para listar dados econômicos, geográficos e demográficos da cidade. O Perfil é uma ferramenta de pesquisa para estudante, legisladores e investidores interessados em conhecer em detalhes os dados do município.