O Instituto de Pesquisa Acir (IPA) levantou nos primeiros dias de maio a expectativa de venda dos comerciantes em relação ao Dia das Mães, 86,25% dos entrevistados estão otimistas com as vendas. Comemorado no próximo domingo, dia 11, o Dia das Mães está entre as datas que mais aquecem o comércio.
De acordo com pesquisa, realizada entre os dias 30 de abril a 2 de maio, os empresários pretendem vender 81,25% a mais do que no mesmo período de 2013, variando entre 5% a 20% nas vendas, conforme responderam 40% dos entrevistados. Segundo eles, 44,79% das vendas deverão ser realizadas no cartão de crédito parcelado, as demais operações, como pagamentos à vista em 32,29% e Crediário em 10,42%.
Ainda de acordo com as pesquisas, pouco mais da metade dos lojistas deve adotar estratégias específicas para aumentar as vendas no Dia das Mães 2014, 52,50% das empresas programaram promoções e preços especiais para o período. A principal delas será investir no bom atendimento, seguida de vitrine atrativa e descontos específicos.
Quanto às contratações para esta data, estarão em baixa, pois 71,25% dos entrevistados não pretende contratar novos funcionários.
O IPA/ACIR realizou a pesquisa com 80 empresas associados e não associadas. Entre os segmentos entrevistados estão os de calçados, confecção, perfumaria, artigos esportivos, livraria, floricultura, utilidades e presentes, bolsas e acessórios, cama, mesa e banho, moda íntima, ótica e relojoaria, aparelhos eletrônicos, entre outros.