Presente dos pais custou em média R$ 170

Segundo dados levantados pelo Instituto de Pesquisa Acir (IPA) com relação às vendas no Dia dos Pais, a avaliação das vendas foi boa, conforme responderam 40% dos entrevistados, sendo que 30% disseram ter vendido mais que no ano passado e 28,8% menos que no ano passado.

A pesquisa levantou que o gasto médio dos consumidores ficou em R$ 170,33 por pessoa. O que é um gasto considerável. Na comparação com a pesquisa de expectativa com os consumidores a intenção de compra foi de R$ 178,26, bem próximo do realizado.

Dentre os dados observados, a maioria das compras foi realizada no cartão de crédito parcelado (40,9%), e no crediário (30,7%), contrariando a expectativa dos consumidores que esperavam comprar seus presentes a vista (46,4%). Com relação a promoções, inovações e propaganda nesta data comemorativa, 20,1% investiram em vitrines atrativas e 18,2% em propagandas em rádio e televisão.

Em relação aos dias mais vendidos pelos lojistas, nota-se que como de costume os consumidores deixaram para comprar seus presentes de última hora. 64,4% dos entrevistados informaram que dia 09 de agosto foi o dia de maior fluxo nas lojas e o período da tarde foi o de maior movimento (55%).

A pesquisa foi realizada em 80 empresas localizadas na cidade de Rondonópolis, entre os dias 12 e 19 de agosto. Todos os dados estão compilados e detalhados no relatório completo disponível para acesso no portal da ACIR..