Secretário garante veículos novos e mais policiais para Rondonópolis

Para combater atos criminosos, a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso vai equipar a Polícia Militar com novas viaturas e mais homens para complementar o efetivo militar em Rondonópolis. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Rogers Jarbas, que esteve reunido com comerciantes e representantes da PM e do Corpo de Bombeiros.

A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) convocou a reunião com o secretário estadual por conta do aumento do número de delitos que tem ocorrido na cidade, principalmente os cometidos contra estabelecimentos comerciais. O presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira, relatou que somente em um dia foi informado sobre o furto de seis lojas, todas na região central da cidade.

"A questão de roubos a estabelecimentos comerciais em Rondonópolis tem feito com que as forças policiais tomem atitudes mais enérgicas. Neste sentido, estamos realizando a cerca de três semanas a operação 'Bairro Seguro' que tem como objetivo combater aos crimes de roubo, furto e homicídio", afirmou o secretário.

A crise que afeta todos os setores, inclusive no poder público, no Estado e também no Brasil, foi uma das justificativas que o secretário Rogers Jarbas usou para a questão do aparelhamento da segurança no Estado. O que está em andamento e logo devem chegar a Rondonópolis são trinta veículos especiais equipados para atender as exigências do trabalho policial e também a lotação de novos policiais militares que estão concluindo o curso no final desse mês. Sobre o número de agentes que deverão vir para o município o secretário não soube informar pois está sendo feito um estudo de viabilidade de lotação, visto que os novos militares irão servir a polícia em todo o Estado.

O presidente da ACIR questionou sobre o repasse do recurso que é arrecadado com a cobrança da Taxa de Segurança contra Incêndio (Tacin), por conta de que tem recebido questionamentos de que os valores não estariam sendo repassados em sua totalidade conforme rege a legislação. José Luiz comentou ainda sobre a regularidade da cobrança da Taxa de Segurança Pública (Taseg), outro imposto que tem parte destinada para a melhoria da segurança da população.

Outros assuntos como a manutenção e funcionamento das câmeras de seguranças da região central que foram adquiridas pela Prefeitura também foram comentados durante a reunião.

Também participaram do encontro o deputado estadual Nininho, o delegado Claudinei Lopes, o comandante da PM Edgar Maurício Monteiro Domingues, o major Francenildo Barbosa do Corpo de Bombeiros, diretores da ACIR e empresários de segmentos diversos da cidade.