O Programa Centelha é uma iniciativa para o incentivo ao empreendedorismo inovador que visa transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. O Programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil.
Aos projetos selecionados, o Programa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.
Objetivos do Programa
Recursos financeiros via subvenção econômica
Cada um dos projetos selecionados receberá cerca de R$50 mil em subvenção econômica para o desenvolvimento das soluções inovadoras.
Capacitações e suporte para alavancar seu projeto
Serão realizadas capacitações com especialistas em gestão, vendas, marketing, desenvolvimento de produto e outros temas relevantes para a formação empreendedora da equipe.
Serviços de parceiros
Os parceiros do programa oferecem uma série de benefícios, serviços e descontos para auxiliar ainda mais os empreendedores selecionados.
Acesso a incubadoras e potenciais investidores
Conexão com os principais atores do ecossistema de inovação de sua região para divulgar, capacitar e aproximar os empreendedores a novas oportunidades.
Ampliação do networking e divulgação do negócio
A Comunidade Centelha visa ampliar a rede de contatos com potenciais parceiros e outros empreendedores de sucesso.
O Programa Centelha 2 conta com a participação de 26 unidades federativas, são elas: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
O movimento Centelha agora está presente em quase todo o território brasileiro! Dessa forma, o Programa é executado de maneira descentralizada, por meio da articulação institucional e cooperação com diferentes entidades, presentes em todas as unidades federativas participantes.
Podem participar pessoas físicas que atendam às exigências do Edital ou empresas com faturamento anual bruto de até R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) criadas e formalizadas a partir do Programa ou com até 12 meses da criação da empresa, contado a partir do lançamento do Edital.
Na próxima terça-feira, 15/02, as 09h00, ocorrerá o lançamento da 2ª edição do Programa Centelha Mato Grosso e convidamos você para participar conosco. Acompanhe a transmissão ao vivo pelo YouTube no canal da FAPEMAT – https://www.youtube.com/channel/UC50gjIy6CNxRA-VdtY0AHWg
Para mais informações acesse o site : https://programacentelha.com.br/