Workshop sobre E-commerce abre série de encontros de negócios

O primeiro Workshop e Rodada de Negócios sobre E-commerce realizado pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) no dia 15 de maio abriu a série de encontros neste formato que a entidade vai realizar. Os eventos são organizados pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial da ACIR (CDE), que promove cursos, palestras, seminários, treinamentos e feiras.

O objetivo da ACIR, segundo o presidente da entidade, Luiz Fernando Homem de Carvalho, é promover os encontros para fomentar a economia da cidade, já que nos eventos os potenciais consumidores podem conhecer os serviços de empresas de Rondonópolis.

No Workshop sobre E-commerce participaram empresários do setor de desenvolvimento de sites e de serviços em mídia digital e empresários com potencial para desenvolver o comércio eletrônico. “O próximo Workshop e Rodada de Negócios será sobre Mercado Financeiro, com informações sobre as melhores formas de investimentos para os consumidores interessados”, explica o presidente.

Evento

Além da presença de empresários, o Workshop sobre E-commerce contou com a participação de estudantes do curso de Sistemas de Informação da Anhanguera Rondonópolis, convidados pelo professor Paulo Henrique Coelho Andrade, da disciplina de IHC. “Já abordamos o comércio eletrônico em sala de aula e participar das palestras acrescentou no aprendizado”, destacou o docente.

Na palestra sobre mídia digital, ministrada pelo empresário Julio César Farias, foram apresentados dados sobre ações de marketing na internet. Conforme as informações, os custos com essa mídia são baixos e as empresas investem cada vez mais. “Mas os empresários precisam ficar atentos que do outro lado há uma pessoa, com suas emoções, anseios e perfil”, descreve.

A hospedagem de sites é um dos serviços oferecidos na cidade. A sugestão do palestrante Marco Munchen é de que a empresa inicie com um site institucional e depois elabore um projeto maior, de e-commerce. “O ideal é procurar por empresas com referência em hospedagem e que tenha serviço de atendimento ao consumidor 24 horas. O melhor é a empresa ter contato direto com o fornecedor, portanto, que seja de sua própria cidade”, opina.

O empresário Rafael Moreira Líbano, que tem comércio eletrônico da sua empresa, também palestrou e ressaltou que neste tipo de serviço o cliente se sente mais à vontade, pois não precisa contar com a motivação e conhecimento de quem vai atender no balcão, por exemplo. “Pela internet há impessoalidade”, destaca. Com relação a sua experiência, Rafael explicou que não houve gastos excessivos para a implantação e uma das vantagens é não estar disponível apenas no comércio local. “Já vendemos para vários outros estados”, disse.

Outros fatores importantes apontados pelo empresário estão relacionados à possibilidade de comparação pelo consumidor das empresas que estão na internet. “É preciso sempre estar atento à disponibilidade de estoque, preço, frete (prazo de entrega) para construir credibilidade e se tornar referência”, explica.

No evento também foi abordado o tema ‘internet como ferramenta de vendas’, com o empresário da área de publicidade e marketing, Marcio Souza Fontes. Conforme ele, quem pretende atuar no comércio eletrônico precisa antes se preparar com a estrutura de sistema e, a partir daí, apostar no crescimento das vendas.

Doações

Os alimentos arrecadados com a realização do evento foram entregues nesta quinta-feira (23) na Casa Rotativa, que abriga crianças e adolescentes, localizada na Vila Operária. A ACIR e a Casa Rotativa agradecem a todos os participantes do Workshop que contribuíram com as doações.