Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa ACIR (IPA) revelou que as vendas no período do Natal dividiram a opinião dos comerciantes rondonopolitanos, 50% dos entrevistados ficaram satisfeitos e 48% insatisfeitos com o volume de vendas. Apesar de ser considerada a melhor época para alavancar as vendas, os consumidores não se animaram para comprar muitos presentes.
Quando questionados sobre os resultados das vendas neste mesmo período do ano passado, 46% dos comerciantes disseram que foram piores, 22% disseram ter sido iguais e 18% responderam que foram melhores. Entre os motivos que os comerciantes acreditam ter atrapalhado as vendas, a crise econômica está em destaque (52%) segundo os entrevistados.
Diferente do que foi verificado na pesquisa de intenção de compras realizada em dezembro com os consumidores, a maioria (44%) das vendas foram pagas com de cartão de crédito parcelado, 21% com dinheiro, o crediário foi opção de 17% dos clientes, 12% pagaram com cartão de débito e 6% cartão de crédito à vista.
Os valores gastos pelos clientes com os presentes também ficaram abaixo da expectativa. A pesquisa mostrou que 38% gastaram cerca de 115 reais, 26% desembolsaram um valor maior (mais de 251 reais) e 19% uma média de 200 reais e 16% economizaram nos presentes e gastaram até 80 reais.
Outra informação interessante que a pesquisa trouxe foi quanto à localização das lojas onde os comerciantes ficaram mais satisfeitos: a maioria (75%) está localizada nos bairros, o que mostra que o consumidor não andou longe de casa para comprar os presentes.
Saiba mais acessando a pesquisa completa.